O ano do Esporte Clube Passo Fundo foi de altos e baixos, mas o clube teve motivos para celebrar. Apesar das dificuldades, o Tricolor chegou a bater na trave e por muito pouco não conquistou o acesso para a primeira divisão do Gauchão.
A temporada começou com o clube envolvido em incertezas. A definição de um treinador para a disputa da Divisão de Acesso aconteceu um mês antes da estreia. Com Leandro Machado no comando, o Passo Fundo fez uma campanha surpreendente. Terminou a primeira fase em segundo lugar e foi até a semifinal, perdendo nos pênaltis para o Monsoon, que conquistou o acesso para a elite.
No segundo semestre veio a Copa FGF. No entanto, com um time completamente remodelado. Após a saída de Leandro Machado, Diego Moraes assumiu o comando da equipe. Mas depois de cinco rodadas e com instabilidade em campo, trocou de treinador e Marcio Nunes assumiu o posto.
O Tricolor fez uma campanha de recuperação e conseguiu se classificar nos playoffs. Porém, o adversário das quartas de final foi o rival, Gaúcho. Com duas derrotas, deu adeus à competição.
Números do Passo Fundo em 2024
- Jogos: 28
- Vitórias: 12
- Empates: 8
- Derrotas: 8
- Aproveitamento: 52,38%
- Gols marcados: 34
- Gols sofridos: 27
- Artilheiro: Gabriel Guimarães (5 gols)
- Atletas que mais jogaram em 2024: Augusto e Luiz Fernando (25 jogos)