O Passo Fundo terá que esperar mais um ano para tentar retornar à Série A do Gauchão. Na tarde deste domingo (28), no Passo D'Areia, o Tricolor foi até Porto Alegre e perdeu para o Monsoon por 3 a 1 nos pênaltis no jogo de volta da semifinal da Divisão de Acesso, sendo eliminado da competição.
Nos 90 minutos, houve novo empate de 0 a 0. Com seu triunfo, a equipe da Capital estará na elite do futebol gaúcho pela primeira vez.
Mais de 100 torcedores do Passo Fundo foram até à Capital para acompanhar o Tricolor no duelo decisivo. A primeira chance de gol foi do Passo Fundo, quando Carlinhos recebeu a bola na entrada da área, mas faltou força na hora de concluir a gol e ficou fácil para Max fazer a defesa.
No segundo tempo, o Passo Fundo diminuiu o ritmo e viu o Monsoon subir as linhas de marcação. No entanto, as chances de gol eram escassas. À medida que o tempo passava, a tensão aumentava nas arquibancadas.
A melhor chance do Monsoon aconteceu aos 41, quando Marco Antônio recebeu o cruzamento e cabeceou, mas Medina estava bem postado e defendeu. A oportunidade mais clara do Passo Fundo foi de Felipe Oliveira, que finalizou em gol dentro da pequena área, mas o goleiro Max defendeu com os pés, aos 47.
Assim, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro Max defendeu três batidas do Tricolor e o Monsoon venceu a partida por 3 a 1, acabando com o sonho do Passo Fundo de subir para a elite.
O Passo Fundo encerrou a sua participação na Divisão de Acesso e agora focará as suas atenções na Copa FGF, que inicia em agosto.