O Sport Clube Gaúcho viveu um ano com momentos distintos. No primeiro semestre, o time investiu forte na Divisão de Acesso, mas desapontou e brigou para não cair. Já no segundo semestre, com elenco reformulado, chegou até a semifinal da Copa FGF.
O Alviverde começou a temporada com o técnico Vanderson Pereira. Ele participou da montagem do grupo, que tinha jogadores conhecidos, como o meia Rondinelly. No entanto, dentro de campo o time não correspondeu. Depois de cinco rodadas, Vanderson foi demitido e deu lugar a Fabiano Daitx. Entre altos e baixos, não conseguiu classificar o time para o mata-mata.
Na Copa FGF, a situação foi diferente. Com plantel renovado, brigou pela ponta de cima da tabela de classificação. No mata-mata, eliminou o rival, Passo Fundo, e avançou para a semifinal. No entanto, perdeu para o São José e foi eliminado.
Fabiano Daitx havia renovado contrato com o clube para a temporada 2025. No entanto, no início de dezembro recebeu uma proposta para treinar o sub-20 do Grêmio, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e se desligou do time passo-fundense.
Números do Gaúcho em 2024
- Jogos: 26
- Vitórias: 9
- Empates: 7
- Derrotas: 10
- Aproveitamento: 43,59%
- Gols marcados: 30
- Gols sofridos: 26
- Artilheiro: Vinicius Baiano (4 gols)
- Atleta que mais jogou em 2024: Maicon Assis (22 jogos)