Na volta à Série C e no primeiro jogo com público no Rio Grande do Sul após as enchentes que devastaram o Estado, o Ypiranga venceu e segue com 100% de aproveitamento na competição. Nesta quinta-feira (30), o Canarinho ganhou do Figueirense por 1 a 0, em jogo adiado pela quarta rodada. Com o resultado, soma nove pontos em três jogos disputados e ocupa a oitava posição — três jogos a menos do que maioria dos adversários.
O próximo desafio do Ypiranga pela terceira divisão nacional será no domingo (2). Em São Paulo, o Canarinho enfrenta o São Bernardo, às 16h30min, pela sétima rodada da competição. O Figueirense, por sua vez, continuará viagem pelo Rio Grande do Sul. No mesmo dia e horário, duela com o Caxias, no Estádio Centenário.
O jogo
O Ypiranga foi o primeiro clube gaúcho a contar com o apoio de seus torcedores após a retomada do futebol no Estado, paralisado no início do mês, por conta das chuvas. Na entrada em campo, o Canarinho conduziu uma bandeira do Rio Grande do Sul, enquanto o Figueirense trouxe uma faixa com os seguintes dizeres: “Força, RS. O Figueirense está com vocês! Estádio Orlando Scarpelli - ponto de arrecadação de donativos". As iniciativas foram saudadas com muitos aplausos por parte do público presente.
Com a bola rolando, os primeiros 10 minutos foram de ambas as esquipes estudando a proposta de jogo do adversário, sem apresentar perigo ofensivo. Tanto o Ypiranga como o Figueirense não conseguiam acertar o passe no terço final e finalizaram apenas uma vez cada.
Depois de tanto insistir e levar perigo, o Ypiranga abriu o marcador no Estádio Colosso da Lagoa. Aos 33, Taddei levou a melhor contra três defensores da equipe catarinense, dominou na linha de meta e deu um passe para Jhonatan Ribeiro empurrar para o fundo da rede e fazer 1 a 0.
Os visitantes sentiram o gol por alguns minutos e tentaram se encontrar no jogo novamente. Com isso, subiram a marcação e tiveram algumas finalizações, mas todas sem efetividade.
Na volta do intervalo, o Figueirense continuou na busca de igualar o marcador em Erechim. Mas assim como na primeira etapa, o Canarinho seguiu criando mais do que os visitantes. Aos 16, na tentativa de ampliar o placar, Gedeílson cruzou pela direita e Willian Gomes finalizou para a defesa do arqueiro Ruan Carneiro.
Com as mudanças do treinador João Burse, o Figueirense melhorou, foi mais ofensivo e concluiu com perigo pela primeira vez aos 28. Após bobeira da defesa do Canarinho, Bruno Michel ficou com a bola e finalizou para a primeira defesa do goleiro Alexander no jogo.
Nos acréscimos, os catarinenses, em duas oportunidades, pararam nas mãos do goleiro da equipe de Erechim. Na primeira, Alexander se esticou todo na finalização de Bruno Michel e mandou a bola para escanteio e, na segunda, após a cobrança, defendeu outra conclusão do camisa número 30, decretando o resultado final em Erechim: 1 a 0.