O Passo Fundo saiu vitorioso no primeiro clássico Ga-Pas da temporada. Mesmo com o domínio do Gaúcho, o Tricolor foi mortal nos contra-ataques e venceu por 2 a 1, na casa do Alviverde.
Com o resultado, o Tricolor permanece na liderança do Grupo A da Divisão de Acesso, com 10 pontos em quatro jogos. Na quarta-feira (1º), enfrentará o Esportivo, no Estádio Vermelhão da Serra.
Já o Alviverde permanece com quatro pontos e está na quarta colocação. O time deverá perder posições após os outros jogos da rodada. Também na quarta-feira, enfrentará o Brasil-Far, em Farroupilha.
Domínio Alviverde, mas a eficiência foi Tricolor
A chuva durante a madrugada anterior deixou o gramado bastante molhado, mas as condições de jogo eram boas. O Gaúcho começou a partida circulando mais na área de ataque. A primeira finalização ocorreu aos oito minutos, quando Mailson chutou de longe, mas Adilson defendeu sem dificuldades.
Por outro lado, o Tricolor tentava sair jogando com ligações direta para o ataque e tinha dificuldades para manter o domínio de bola. Aos 16 minutos, Diogo Oliveira aproveitou o erro da zaga do Passo Fundo, arriscou o chute e a bola passou perto do gol.
No entanto, quem abriu o placar foram os visitantes. Aos 18, Carlinhos passou para Rogerinho, que recebeu dentro da área, gingou sobre o marcador, driblou dois zagueiros e chutou no meio das pernas do goleiro André Lucas, abrindo o placar.
O Gaúcho tentou responder, aos 31, quando Laion chutou de fora da área, mas o goleiro Adilson espalmou para escanteio. O Gaúcho tinha o domínio da posse de bola, mas seguia tendo dificuldades de chegar a bola aos atacantes. O Alviverde voltou a criar, quando o meia Diogo Oliveira chutou da entrada da grande área e a bola passou perto do gol mais uma vez.
Nos acréscimos, o Passo Fundo quase ampliou em uma jogada de contra-ataque. Gabriel Guimarães ficou sozinho chutou na saída do goleiro André Lucas e acertou a trave.
Passo Fundo eficaz no ataque
No segundo tempo, o Gaúcho retornou dominando a partida, mas a situação seguiu a mesma da primeira etapa, sem objetividade. Nos primeiros 25 minutos as principais oportunidades surgiram através da bola parada, mas oferecendo poucos riscos.
A primeira grande oportunidade aconteceu aos 31, quando Laercio cruzou da esquerda, mas Maicon Assis, que estava livre de marcação, cabeceou para fora. Depois, Laércio teve uma chance clara dentro da pequena área, mas pegou mal na bola e chutou para fora.
Porém, o Passo Fundo seguiu mortal nas oportunidades que teve. Em um contra-ataque, Rafael Magalhães cruzou para a área e Gabriel Guimarães tocou de peito para o fundo das redes e ampliou a vantagem do Tricolor para 2 a 0. O Tricolor ainda quase aumentou o placar em mais um contra-ataque, quando Gaudêncio ficou sozinho com o goleiro, mas chutou para fora.
Nos acréscimos, o Gaúcho quase descontou em cobrança de falta, quando Laércio cobrou uma falta e obrigou o goleiro Adilson a fazer grande defesa. Aos 51, o árbitro viu toque na mão do zagueiro do Passo Fundo dentro da área e marcou pênalti para o Alviverde. Laércio cobrou e descontou, mas já não havia mais tempo para reação.
Gaúcho (1)
André Lucas; João Carlos, Coutinho e Otávio (Gabriel Willian); Jardel, Gabriel Vieira (Maicon Assis), Diogo Oliveira (Rondinelly) e Laion; Mailson (Laercio) e Márcio Jonatan (Yan Phillipe).
Passo Fundo (2)
Adilson; Augusto (Carlinhos), Luiz Fernando, Gustavo e Paulo Henrique; André Oliveira, Gaudêncio, Wallacer (Gui Teixeira) e Rogerinho (Rafael Magalhães) (Julio Cesar); Gulherme Vieira (Lucas Bica) e Gabriel Guimarães