O Atlântico finalizou nesta quarta-feira (20), a preparação para a estreia oficial na temporada 2024. Neste ano, a equipe de Erechim disputará sete competições. A primeira inicia no sábado (23): Liga Nacional de Futsal (LNF). Atual campeão, o Galo enfrenta o Minas, às 14h, na Arena UniBH, em Belo Horizonte.
Durante os dois meses de pré-temporada, o Atlântico realizou 16 jogos preparatórios entre torneios e amistosos. Foram dez vitórias, três empates e três derrotas. O técnico Paulinho Sananduva analisou os trabalhos realizados durante o período e comentou como a equipe chega para a primeira competição do ano.
— Dezesseis jogos em dois meses é muita coisa, mas foi importante porque mantivemos o nosso ritmo de jogo e o ritmo de competição que teremos pela frente, que vai ser mais ou menos assim. Fizemos jogos bem produtivos nos torneios e amistosos, conseguimos entender no que estamos bem, onde precisamos evoluir e tenho certeza que chegamos bem preparados para este primeiro jogo. Os meninos que chegaram puderem entender como o Atlântico trabalha, como é o nosso dia a dia, eles estão devidamente encaixados e adaptados para a temporada — destacou Sananduva.
O comandante também frisou sobre o cuidado em relação ao preparo físico dos atletas. Isso porque nesta temporada, a equipe principal terá sete competições para disputar entre torneios nacionais e estaduais (confira o calendário abaixo).
— Nós vamos ter que tomar cuidado com o preparo físico e o cansaço. Dentro dos jogos e dos treinamentos, vamos observar desgaste e fazer com que os quartetos fiquem menos tempo, para que todos jogadores possam terminar o jogo bem. Claro que isso é um processo que leva tempo, mas desde a primeira rodada da LNF vamos tentar fazer isso para depois, quando começar os próximos campeonatos, a gente já estar com todos os jogadores descansados e bem fisicamente, para que eles possam render na busca pelos resultados positivos.
Liga Nacional de Futsal
Neste ano a Liga Nacional terá mudanças. Pela primeira vez desde 1996, quando foi criada, a competição terá rebaixamento. Isso porque a partir de 2025, a LNF mudará o seu formato e passará a ter 20 equipes — na atual temporada são 24 equipes. Sendo assim, quatro clubes sofrerão descenso à Liga de Acesso.
O atual campeonato e a edição de 2023 apontarão o ranking das equipes que vão disputar as duas competição no próximo ano, visto que a pontuação na primeira fase de ambos os anos serão levadas em consideração.
Para Paulinho, isso faz com que a Liga fique mais difícil neste ano, já que os times que tiveram pior aproveitamento em 2023 precisam apresentar um maior desempenho na atual temporada.
— Nos últimos anos, sempre teve quatro ou cinco equipes se destacando. Acho que esse ano não será diferente. O meio da tabela e a parte final da tabela tenho certeza que vai ser muito equilibrada, justamente por esse critério de descenso. Também acredito que nós temos um time para brigar pela parte de cima da tabela e conquistar o bicampeonato. Houve algumas mudanças, principalmente porque houveram oportunidades dos atletas irem para fora do país, mas a gente repôs com qualidade. Agora é dar tempo para que os novos se adaptem o mais rápido possível e consigam render para brigarmos pelo título novamente — concluiu.
Confira o calendário do Atlântico em 2024:
- Liga Nacional: março à dezembro 2
- Copa dos Campeões: abril
- Copa do Brasil: abril à agosto
- Série Ouro: abril à novembro
- Gauchão de Futsal: abril à dezembro
- Copa RS: setembro à novembro
- Se vencer a Copa dos Campeões irá disputar a Copa Sul, em outubro