O Ypiranga mudou o foco do Gauchão e, agora, somente a classificação na Copa do Brasil interessa ao clube. Neste domingo (18), o Canarinho embarca para Teresina-PI, quando, na quarta-feira (21), enfrenta o River, às 16h. Inclusive, o retrospecto do time auriverde jogando no Piauí não é positivo. De 2015 para cá, jogou três vezes em terras piauienses e não venceu nenhuma.
Inclusive, essa não terá a primeira que River e Ypiranga irão se enfrentar. Em 2015, pela semifinal da Série D do Campeonato, o time nordestino levou a melhor e chegou à final da competição, após vencer nas penalidades, em Erechim. E no primeiro jogo entre as equipes, que aconteceu em Teresina, a capital não trouxe boas lembranças ao clube gaúcho: o Canarinho perdeu para o time piauiense por 2 a 0.
O Ypiranga retornou ao Piauí sete anos depois, mas o cenário não foi diferente. Em 2022, pela 8ª rodada da Série C, o Canarinho perdeu para o Altos, por 3 a 0. O revés voltou a se repetir em 2023, quando foi novamente superado pelo Jacaré na 4ª rodada da terceira divisão nacional, dessa vez por 3 a 2.
Assim, para avançar à segunda fase da Copa do Brasil, o Ypiranga precisa encerrar o retrospectivo negativo contra o River-PI. Por ocupar uma posição melhor no Ranking Nacional de Clubes, o time de Erechim terá a vantagem de jogar pelo empate para conquistar a classificação.