Jerson Testoni não seguirá na casamata do Ypiranga. A direção do clube confirmou a saída do treinador nesta segunda-feira (5). O baixo rendimento da equipe no Gauchão, que somou apenas cinco pontos em cinco jogos e está apenas um ponto acima da zona do rebaixamento, foi determinante para a decisão da diretoria do clube de Erechim. Juntamente com Testoni, seu auxiliar Jeferson Cirilo também deixa o clube. É a primeira queda de comissão técnica no Gauchão, que já teve cinco rodadas.
Testoni chegou ao Ypiranga em julho de 2023, após a saída de Luizinho Vieira. No entanto, ele não conseguiu repetir o sucesso do antecessor, que levou o Canarinho à final do Gauchão 2022 e semifinal em 2023. Em 12 jogos comandando a casamata do elenco auriverde, o treinador teve um aproveitamento de apenas 36% — cinco derrotas, quatro empates e três vitórias.
O último jogo de Testoni no comando do Ypiranga foi determinante para carimbar a sua saída. A partida contra o Juventude, que terminou com derrota do Canarinho, teria esgotado os créditos do treinador com os dirigentes do clube.
Isso porque cinco jogadores que vinham sendo titulares iniciaram o jogo contra o clube na Serra no banco: Gedeílson, Willian Gomes, Karl, Taddei e Gabriel Lima. No decorrer do confronto, somente o zagueiro Willian não entrou em campo e tal situação teria ficado incontestável após o apito final. O vestiário estaria rachado e com jogadores insatisfeitos com as decisões tomadas pelo treinador nos últimos jogos.
Novo treinador
O clube ainda não divulgou o nome do substituto de Jerson Testoni, mas deve anunciar Thiago Carvalho nas próximas horas, visto que o Ypiranga volta a campo na quarta-feira (7), contra o São José, no Estádio Colosso da Lagoa, pela 6ª rodada do Gauchão.
O treinador esteve entre os cotados para assumir o lugar de Luizinho Vieira, em julho de 2023, antes da chegada de Testoni ao Canarinho. Na temporada passada, Carvalho comandou o Caxias até a final do Campeonato Gaúcho, conquistando o vice-campeonato.