Partcipante de uma das maiores comemorações da história gremista, o caminhão dos bombeiros Magirus 177, que desfilou pelas ruas de Porto Alegre após a vitória histórica sobre o Hamburgo em 1983, hoje encontra-se em Passo Fundo. O veículo fabricado em 1957 está no hangar do aeroporto do município.
Poucos anos depois do desfile pelas ruas da Capital, o caminhão foi transferido para a região norte do Estado. O sargento Ismar Cesar Alves Machado realizou a operação e a manutenção do veículo por cerca de 30 anos.
— Essa viatura chegou em Passo Fundo no final dos anos 1980, e por conta da minha experiência com sistemas mecânicos, fui convidado para operá-la e fazer sua manutenção, permanecendo com ela por três décadas — destaca Ismar.
A data exata de sua chegada em Passo Fundo não é precisa, mas o sargento estima que tenha sido por volta de 1985. O caminhão que participou da festa gremista foi um instrumento vital na cidade em operações de resgate em altura por conta da escada, especialmente em situações de incêndio e salvamentos em elevadores, quando a entrada pelos prédios era essencial.
Durante sua vida útil em Porto Alegre,o veículo esteve presente em eventos cruciais, como o incêndio nas Lojas Renner em 1976, que vitimou 41 pessoas.
Em 1991, o sargento precisou fazer uma manutenção do caminhão e, ao desmontar as peças, encontrou vestígios da tragédia e também da comemoração gremista.
— O veículo ajudou no salvamento de 45 pessoas no incêndio da Renner. Quando veio para Passo Fundo, encontrei muitos restos de comemorações do Grêmio, como papeis picados nas cores do time. Depois da manutenção, identificamos que eram da comemoração. Muitos cabelos de mulheres, provavelmente dos resgates, do incêndio da Renner — relata.
Entretanto, apesar de sua história marcante, o caminhão foi aposentado em meados de 1992, não por falhas mecânicas, mas por conta do surgimento de modelos mais modernos e ágeis. Mesmo após sua aposentadoria, continuou sendo utilizado em desfiles em eventos locais, conduzido pelo sargento Ismar, até 2019.
No entanto, a falta de eventos devido à pandemia interrompeu sua manutenção regular, resultando em sua inatividade desde então.
— Com a pandemia, não tínhamos eventos para usar o veículo. Precisa de uma manutenção para voltar a funcionar — explica o Sargento.
Atualmente, o Magirus 177, que desfilou com os campeões mundiais de 1983, aguarda por manutenção no hangar do aeroporto de Passo Fundo.