Desde o dia 20 de novembro, o Estádio Delmar Sitoni, em Passo Fundo, está passando por reformas. O local está passando pela substituição do sistema de drenagem e o campo passará a contar com gramado sintético.
A obra, orçada em R$ 1,1 milhão, está prevista para ser concluída no final de março de 2024. A reforma era um pedido da comunidade, que há meses reclama da qualidade do gramado e dos constantes alagamentos. Em fevereiro, a GZH mostrou as condições precárias do local, que foi inaugurado em 2020.
— Nosso objetivo é dar um espaço de qualidade para os atletas que participam de competições realizadas pela Prefeitura e entidades esportivas da cidade. Entendemos a necessidade de melhorar o espaço e atender um pedido da comunidade esportiva do município”, disse o prefeito Pedro Almeida.
Com a precariedade do gramado, poucas atividades estavam sendo realizadas no local. As competições de futebol do munícipio foram realocadas para outros estádios.
— A ideia do gramado sintético é ter utilização maior do espaço. Tem arquibancada e iluminação, mas estava com dificuldade para utilização em dias de chuva — comentou o secretário de esportes de Passo Fundo, Gilberto Bellaver.
— Com grama sintética, pode ter um período maior para utilização. Aa comunidade ficava restrita para utilizar o campo, pois o gramado precisava ser preservado para as competições. Agora poderemos ter horários para a comunidade utilizar — explicou.
O gramado antigo está sendo removido e, agora, começa o processo de fundação. Nesse processo, serão construídas todas as bases para o sistema de drenagem. Esta etapa deverá acontecer até dezembro. Depois, serão construídos o piso e, por fim, a grama sintética. No entanto, o secretário destacou que o ponto principal da obra é o sistema de escoamento das águas da chuva.
— Esse é o grande legado. A cereja do bolo nem é o gramado, mas sim a drenagem. Temos que acompanhar muito bem a drenagem. De futebol não tinha nada. Não havia mais futebol. Como a drenagem não funcionava, cada chuva que caia, dava problema e o gramado não estava bom.