Alvo de reclamação de atletas amadores, o gramado do campo de futebol do Complexo Esportivo Delmar Sitoni, localizado no bairro Nonoai, em Passo Fundo, no norte do Estado, e de responsabilidade da prefeitura, deverá passar por reformas após pouco mais de dois anos de ser entregue à comunidade.
Sem marcações no campo e redes nas traves, com grama alta e buracos de terra, o campo é utilizado por projetos sociais esportivos de categorias de base, mas não recebe jogos oficiais dos campeonatos municipais há quase um ano em razão das condições.
Os jogos do Campeonato Amador do Município e também do Campeonato de Veteranos estão ocorrendo em outros quatro campos de futebol: Estádio Vermelhão da Serra, Arena BSBIOS, Campo do Independente e o próprio antigo Estádio Delmar Sitoni, localizado na Vila Fátima.
O goleiro Marcos Souza atuou no antigo Estádio Delmar Sitoni pelo Campeonato de Veteranos do Município no último ano. Segundo o atleta amador, o gramado do espaço antigo é superior ao que recebeu investimentos no bairro Nonoai. O atleta relata problemas com drenagem no campo.
—O 'Sitoni velho' está bem melhor que o novo. Claro que tem capim, mas pelo menos não é terra. No Sitoni novo está difícil criar grama, tem escolinha treinando todo dia. Fica praticamente um terrão. E já passou do tempo de jogarmos na terra. Quando chove, a drenagem é ruim, fica alagado —enfatiza o arqueiro.
"Campo impraticável"
O ex-jogador profissional Clodoaldo de Oliveira, futebolísticamente conhecido como Ernestina, com passagens pelo futebol chinês e árabe, disputa campeonatos amadores e de veteranos em Passo Fundo desde que se aposentou das disputas profissionais, em 2011. De acordo com Ernestina, o campo do novo complexo está impraticável para o futebol.
— Foram feitos vestiários, arquibancada, uma estrutura de segurança, tudo muito bom. Mas o principal do futebol, que é o gramado, não tem condições para a prática esportiva — afirma.
Atualmente jogando pelo Guarani da Planaltina, Ernestina lamenta que o novo espaço não esteja adequado para os jogos. Ele também revela que o antigo Estádio Delmar Sitoni ainda é utilizado para os campeonatos.
—Estamos jogando no 'Sitoni velho' porque no novo não se tem condições. É complicado porque foi feito um grande investimento para ter um bom estádio e agora não podemos jogar lá. Então, algo deu errado e precisamos que providências sejam tomadas — pontua o ex-atleta profissional.
Município planeja investimento em gramado sintético
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Gilberto Bellaver, as condições climáticas forçaram o município a revezar as competições em quatro campos de futebol. O novo Sitoni, por sua vez, ficou de fora do último revezamento.
Segundo Bellaver, o campo do Sitoni deverá ocorrer uma reforma no gramado, que passará a ser sintético. A mudança irá acontecer em virtude do estado da grama. O investimento será em torno de R$ 600 mil.
— Para que tenhamos uma utilização mais frequente e para ampliarmos as possibilidades do uso, a melhor opção será o gramado sintético, que será uma inovação em Passo Fundo. Será um piso onde poderemos programar todas as competições sem risco, ou dependência de meteorologia — afirma o secretário.
Bellaver não indica quando as obras devem iniciar, mas a expectativa é que o campo seja utilizado novamente para competições no segundo semestre de 2023. Ele também afirma que o conceito é o mesmo adotado no Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango, no Centro, que está em obras.
Atualmente, o campo do Complexo Esportivo Delmar Sitoni é utilizado duas vezes por semana pelo projeto social do Esporte Clube Vila Nova, que atende cerca de 80 crianças no turno inverso da escola.
Outro projeto que usufrui da estrutura do Complexo é o projeto Passo Fundo em Movimento, em que a comunidade da região utiliza academia ao ar livre com acompanhamento de profissionais de educação física.
Projeto de doação do antigo Sitoni está arquivado
Por uma solicitação da Polícia Federal, a área do antigo Estádio Delmar Sitoni foi cedida pela Prefeitura de Passo Fundo, na gestão de Luciano Azevedo, em novembro de 2019, para que o local seja a futura sede da delegacia.
Para a obra acontecer, o Executivo deveria protocolar o projeto de lei na Câmara de Vereadores para aprovação. À reportagem de GZH, a Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores informou que o processo está arquivado desde 2019, em virtude do fim do período legislativo. Para que seja retomado, deve ser reapresentado pelo Executivo.
Estrutura
O Complexo Esportivo Delmar Sitoni foi inaugurado em dezembro de 2020. A estrutura reúne diversos espaços de lazer para a população numa área de 11 mil metros quadrados. O investimento foi aproximadamente de R$ 2,6 milhões, oriundos de verbas federais, por meio de emendas parlamentares e também com recursos próprios do município.
O Estádio Delmar Sitoni, localizado dentro do Complexo, possui capacidade para receber 600 pessoas na arquibancada, além de possuir iluminação, vestiários, banco de reservas coberto e cabine de imprensa.
A estrutura também conta com pista de caminhada, academia ao ar livre e estacionamento interno para até 30 veículos. O Complexo fica localizado na esquina da Rua Pedro Lessa com a Rua dos Andradas, no bairro Nonoai, em Passo Fundo.