Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Prisma Espaço Geek, localizado no Parque da Gare, em Passo Fundo, realizou mais de 10 mil atendimentos só no ano passado.
Os aventureiros, como são chamados os frequentadores do espaço, vivenciam as diferentes faces da cultura: tal qual um prisma. O ambiente é rico em experiências narrativas que se dão por meio de games, RPGs, jogos de tabuleiro, impressora 3D e livros.
Quem faz a curadoria dos conteúdos que integram o espaço é a professora Tania Rösing. A coordenação fica por conta da educadora Maria Augusta D'arienzo:
— É um ambiente disruptivo em que acontece aprendizagem, queremos mostrar que o conhecimento não é só no espaço da escola.
Além de Passo Fundo, outros nove municípios foram atendidos, bem como uma variedade de entidades e instituições que também participaram das aventuras, como ONGs, projetos de auxílio a crianças e adolescentes, escolas municipais, estaduais e particulares.
— O público que mais nos procura são as crianças de quatro a 12 anos, é o maior número de aventureiros que temos — acrescenta a coordenadora.
A inclusão também é um fator que leva muitos jovens adultos a buscarem o Prisma. Lá, eles utilizam desde o acervo tecnológico como computadores, tablets e televisão até livros e mangás. Além disso, o espaço oferece um trabalho de produção de currículos, que auxilia esses jovens a se alocarem no mercado de trabalho.
Conheça o Prisma
Para agendar uma aventura ou expedição, basta mandar um WhatsApp para o número (54) 3581-3636.
As novidades e programação são enviadas por e-mail para todos que se cadastrarem no site do Prisma. Nas redes sociais, é possível acompanhar o @prismaespacogeek.