Elite e Cruz Alta estrearam na Série B do Gauchão (a popular Terceirona), na tarde de quarta-feira (27). O time de Santo Ângelo levou a melhor e venceu por 1 a 0. No entanto, o fato que marcou a partida foi o registro de um caso de injúria racial após o término da partida.
Conforme o relato do árbitro Janvie Baroni na súmula da partida, logo após o apito final, houve uma discussão. Segundo o relato, Daniel, atleta do Cruz Alta, informou que o técnico da equipe do Elite, Vinicius Monego Matos, teria o chamado de “macaco”.
O juiz acionou a Brigada Militar, que estava no estádio, e encaminhou os envolvidos para a delegacia de polícia, onde foi registrado o boletim de ocorrência. Aos policiais, o treinador do Elite negou que tenha ofendido o jogador e afirmou que teria usado a expressão “bobalhão”.
Em entrevista para a reportagem de GZH, Vinicius Matos voltou a negar que tenha utilizado o termo "macaco".
- Foi uma discussão de pós-jogo. Ele veio, falou umas coisas e eu respondi, mas não usei a palavra que ele falou. Eu usei a palavra “bobalhão” - argumentou.
O treinador sustentou a sua defesa alegando que, na súmula, o árbitro relata não ter ouvido a ofensa, nem mesmo a polícia teria testemunhado.
- Não pratiquei o ato de injuria racial. A gente trocou ofensas na discussão, mas em nenhum momento falei “macaco”. Ninguém ouviu isso. Nem a Brigada Militar, nem a arbitragem - disse Vinicius, que afirmou ter feito outro boletim de ocorrência contra o jogador por calúnia.
O jogador, porém, garante que houve o xingamento. À reportagem de GZH, afirmou:
- Ele saiu para comemorar a vitória e saiu xingando. Eu disse que não precisava disso. Foi um momento que eu estava indo para o vestiário. Então ele seguiu falando que quem mandava lá era eles. Eu falei: “Tudo bem. Já venceu, acabou” e segui andando. Foi então que ele proferiu a palavra e me xingou de “macaco”.
O atleta do Cruz Alta ainda disse que outros atletas teriam ouvido o insulto:
- O meu amigo Taylor, que estava do lado de fora, que não jogou, ouviu os jogadores dele admitirem que ele tinha me xingado. Mas ninguém ia falar nada. Ele ouviu, iria gravar, mas os meninos perguntaram se estava gravando e aconteceu uma confusão. Fomos para a delegacia e foi a minha palavra contra a dele.
O jogo
O gol da partida aconteceu aos 31 do primeiro tempo, quando Ronaldinho Gramadense cobrou a falta, a bola sobrou para Saldanha na entrada da área. Ele dominou e tocou para pequena área, onde o zagueiro Jordan tentou cortar, mas acabou desviando contra o próprio gol.
No outro jogo da primeira rodada, o São Borja goleou o Santo Ângelo por 4 a 0. O próximo jogo do Cruz Alta será no domingo (1º), em casa, contra o São Borja. Já o Elite joga no sábado (30) contra o Santo Ângelo.