Na segunda-feira (28) a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou 11 atletas para o Mundial de Corridas de Rua, que acontece entre 30 de setembro e 1º de outubro, em Riga, capital da Letônia. Entre os escolhidos, estão dois passo-fundenses: Maicon Mancuso e Guilherme Kurtz, que serão os únicos gaúchos na competição.
Ambos vêm de bons resultados neste ano. Mancuso ganhou a Meia Maratona de Porto Alegre e no último sábado (26) venceu a prova em Florianópolis. No Mundial, ele participará da mesma prova com o percurso de 21 km.
— Estou extremamente feliz. O objetivo de todo atleta é esse. Eu venho de um hiato grande de convocações. A última vez foi quando estava na base. Como adulto é a primeira vez que sou chamado. Faz 13 anos desde a última convocação. Estou feliz demais, aproveitando o momento. Espero chegar lá fazer uma boa prova e talvez melhorar a minha marca — comentou Mancuso, atleta de 30 anos.
Neste ano, Guilherme Kurtz conquistou o bicampeonato do Troféu Brasil e foi prata no Sul-Americano de Atletismo. Para ele, as convocações não são novidade, pois já foi escolhido em outras sete oportunidades para representar o Brasil.
— Me sinto experiente nessas competições. Ano passado estive na Europa participando de provas. Essa questão de estar lá com atletas de nível mundial não será uma novidade, mas é sempre um desafio. Será um mundial com campeões olímpicos e mundiais. Estou treinando para isso visando os jogos Panamericanos em novembro, onde posso ser convocado para os 1500m. O Mundial pode servir de preparação — comentou Kurtz
Na Letônia, Kurtz vai competir na prova de milhas com o percurso de 1.609 metros. Para isso, traçou uma meta audaciosa.
— Espero fazer grande participação. Meu objetivo é baixar dos 4 minutos. Essa marca é uma barreira para os atletas. Vou preparado para buscar esse tempo — adiantou.
O Mundial de Corridas de Rua acontece de 30 de setembro a 1º de outubro em Riga, capital da Letônia.