Cuiabá, capital do Mato Grosso, sediou o Troféu Brasil de Atletismo entre os dias 6 e 9 de julho. Dois passo-fundenses participaram da competição mais importante da modalidade. Guilherme Kurtz conquistou o bicampeonato dos 1.500 metros. Com o resultado, ele garantiu uma vaga no Sul-Americano, que será em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de julho.
Kurtz já havia vencido a prova em 2022 ao completar a prova em 3min45s, no Rio de Janeiro. Neste ano, ele melhorou o tempo e completou a prova em 3min41s. O atleta de 28 anos tem sido destaque nos últimos anos do Troféu Brasil, conquistando medalhas em todas as edições da competição desde 2019.
- É um feito importante conquistar o bicampeonato no Troféu Brasil, onde estão os melhores atletas do país. É um orgulho conquistar isso e morar em Passo Fundo. Embora aqui não tenha a melhor estrutura, ou pista oficial, é uma felicidade, frente aos desafios – disse Guilherme.
Além do título nos 1.500 metros, Guilherme ficou em segundo lugar nos 800 metros, completando a prova em 1min47s. No Sul-Americano, ele irá competir nas duas categorias.
O Troféu Brasil conta pontos para as Olímpiadas. Apesar deste ser um dos objetivos do atleta, o foco é conquistar uma vaga para o Pan-Americano, que neste ano será em Santiago, no Chile.
Maicon Mancuso
Outro destaque de Passo Fundo no Troféu Brasil de Atletismo foi Maicon Mancuso. O atual campeão da Meia Maratona de Porto Alegre terminou a prova dos 10.000 metros em quarto lugar, completando a prova em 29min54s. Inclusive, este foi o recorde pessoal do atleta.
- Foi uma prova de altíssimo nível. O 5° colocado é o atual campeão desta prova no Pan-Americano, de Lima, e o campeão desta prova. Provas como essas ajudam demais para a preparação para distâncias maiores como Meia Maratona e Maratona. Então, é extremamente importante conseguir realizar provas desse nível pensando na sequência da temporada – analisou Mancuso.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: