Uma estimativa do Cpers, sindicato que representa os profissionais da rede estadual de educação, calcula um déficit de, no mínimo, 60 professores nas escolas estaduais de Passo Fundo. O ano letivo da rede começa nesta segunda-feira (19) e a entidade relata preocupação sobre a falta de profissionais nas 39 instituições da cidade.
De acordo com o diretor do 7° núcleo do sindicato, professor Orlando Marcelino, o panorama é semelhante ao de anos anteriores, com carência nas áreas de linguagens e exatas, principalmente. Segundo ele, a lacuna gira em torno de dois a três professores por escola. A rede estadual tem cerca de 17 mil alunos em Passo Fundo.
— Vários fatores contribuem pra isso. Normalmente, no início do ano já tem falta devido às aposentadorias, mas agora temos a situação do Estado priorizar professores para as escolas integrais — pontua Orlando.
Em Passo Fundo, a Secretaria de Educação (Seduc) escolheu três instituições estaduais para se tornarem escolas integrais de Ensino Médio. Assim, os colégios passam a oferecer aulas nos turnos de manhã e tarde. São eles:
- Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana (bairro Edmundo Trein)
- Escola Estadual de Ensino Médio General Prestes Guimarães (bairro São José)
- Instituto Estadual Cardeal Arcoverde (bairro Petrópolis)
A demanda maior de professores acontece porque o tempo de permanência nas escolas aumenta. No caso da Escola Mário Quintana, a instituição terá turno integral para o oitavo e nono ano do Ensino Fundamental, além da primeira série do Ensino Médio. Neste ano, cerca de 120 alunos já vão ingressar no formato.
Os estudantes permanecerão na escola das 7h30min às 17h e a adesão de todas as turmas deve ser gradual. Hoje, a escola atende aproximadamente 400 estudantes.
— Tivemos várias formações para receber os estudantes e estamos fazendo os últimos ajustes. Eles farão quatro refeições na escola e organizamos as disciplinas para que fiquem bem distribuídas — afirma a diretora, Maria Elena Cecon Leite.
Além das aposentadorias e da demanda por professores nas escolas em tempo integral, outra preocupação do sindicato diz respeito aos itinerários do Novo Ensino Médio. Nessa modalidade, os estudantes escolhem os itinerários que preferem estudar. Assim, se há preferência maior por aulas de matemática, por exemplo, pode haver muita demanda e pouca oferta de professores da área.
Mesmo com a realização de concurso público, em 2023, o diretor afirma que poucas vagas foram destinadas ao município.
O que diz a Seduc
Questionada por GZH, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que há demandas relacionadas a professores, mas todos estão em processo de contratação. Sobre as lacunas de professores em geral, a secretaria do governo estadual disse, ainda, que "há alguma questão de orientadores/supervisores e professores", também com processos de contratações em andamento, mas não informou o número de cargos que precisam ser ocupados.
Sobre o concurso público do magistério realizado em 2023, a Seduc informou que 70 professores foram aprovados em Passo Fundo, mas até o momento assumiram 54 profissionais.