Mais de 17,5 mil alunos da rede de ensino municipal de Passo Fundo começaram o ano letivo nesta quarta-feira (14). Ao todo são 5,2 mil alunos na educação infantil e 12,3 mil no ensino fundamental.
Com 800 estudantes, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga é a maior do município e reabriu suas portas para receber as crianças e adolescentes logo no início da manhã. Anitta Kosvoski, 9 anos, chegou com os pais para iniciar o quarto ano. Com o sonho de ser médica, ela se disse animada com o retorno e, em especial, aprender matemática.
— É a matéria que eu mais aprendo. Gosto de fazer as continhas e resolver os problemas. Apesar de quase ninguém gostar, é a minha preferida — conta.
Para a dona de casa Roberlis Gonzalez, 37 anos, mãe do pequeno Emílio, 10 anos, a volta às aulas foi aguardada com ansiedade, uma vez que o filho gosta de estar na companhia dos amigos, e durante o período de férias, ficou a maior parte do tempo jogando online.
— Ele estava até um pouco aborrecido. Como somos venezuelanos, ele gosta de estar na escola, aprender outro idioma e compartilhar sua língua e cultura com os amigos — detalha.
Período de matrículas
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, Passo Fundo possui capacidade de 19,6 mil vagas no ensino infantil e fundamental. Até sexta-feira (9), o número de estudantes matriculados era de 17.508. De acordo com a pasta, ainda há 2.092 vagas disponíveis.
— A secretaria municipal teve dois prazos até o momento para solicitações de vagas: de 16 de outubro a 31 de outubro e 11 de dezembro a 19 de janeiro. No momento, estamos designando as crianças com solicitações feitas nesses prazos — afirmou o secretário municipal de educação, Adriano Teixeira.
Apesar de sobrarem vagas, há uma lista de espera para estudantes que aguardam a designação para escolas com base na proximidade de suas casas. Por isso, um novo período de inscrições para as crianças que estão sem solicitações será aberto a partir de quinta-feira (15).
— Depois de feita a distribuição, seguindo os critérios do edital, os alunos que não conseguem vaga nas escolas solicitadas recebem a sugestão de outra escola, nas vagas que temos. Para estes, ofertamos transporte. Entretanto, às vezes os pais preferem colocar numa outra escola, estadual por exemplo, até conseguirem uma vaga mais perto de casa — explicou Teixeira.
Os responsáveis poderão fazer a solicitação online ou presencialmente na Central Municipal de Vagas, na Avenida Brasil Leste, 839.
A rede municipal de educação inclui 72 escolas, sendo 35 de educação infantil e 36 de ensino fundamental, além da Escola de Autistas. Na segunda-feira (19) acontece a volta às aulas para os alunos matriculados nas escolas estaduais.