Com apresentações de dança, música e teatro, a Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (7), no dia do aniversário de 166 anos de Passo Fundo.
O espaço fica localizado no quiosque Roberto Pirovano Zanatta, na Praça Antonino Xavier, na região central da cidade. O local passou por revitalização e foi remodelado para ter continuidade com a nova proposta.
A ideia da escola é estimular a produção e o conhecimento artístico da comunidade por meio de parcerias. Desta forma, serão oferecidas oficinas gratuitas de música, teatro, dança, literatura, contação de histórias, cinema, fotografia, entre outros.
Além disso, os artistas interessados em fazer parte da iniciativa poderão ofertar aulas gratuitas. Também há possibilidade de fazer turmas fechadas em grupo de pessoas, no modelo in company.
De acordo com o prefeito Pedro Almeida, a escola de arte e criatividade faz parte do projeto Cidade Educadora e se junta a outros espaços de aprendizado, como a Escola Pública de Música Yamandu Costa e a Escola de Gerações.
— É a ideia de entregar aos alunos mais uma possibilidade de conhecimento em várias áreas no turno inverso da escola. É mais um espaço de arte, música, cultura. Será muito aprendizado que terão aqui, norteados pela escola de arte e criatividade. Mais uma opção importante de conhecimento e formação completa do ser humano — afirma.
Para o secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, o espaço será de desenvolvimento sobre a arte e a criatividade. Além disso, ele pontua que as crianças e as pessoas terão a oportunidade de formação ampliada com o fomento da cultura em espaços públicos.
— É um novo espaço para criar contextos em que as pessoas possam aprender coisas diferentes, aprender umas com as outras e criarem essas conexões. A ideia é que seja mais um espaço de aprendizado e para desenvolver a criatividade — enfatiza.
O cronograma de atividades ainda dependerá do volume de inscrições, que serão abertas a partir de quinta-feira (10), no site da prefeitura de Passo Fundo.
Homenagem
A escola de arte e criatividade carrega o nome de Roberto Pirovano Zanatta em homenagem ao pequeno escritor passo-fundense, que morreu em 2008 com 10 anos, em virtude de uma leucemia.
Apaixonado pela literatura e por desenhar, Roberto foi autor de três livros: "O explorador e suas aventuras", "O caça-monstros" e "Mr. Xadrez". A família de Roberto esteve presente na inauguração do novo espaço e se emocionou com as apresentações e com a homenagem.
— É muito difícil falar sem me emocionar. É tão importante isso para nós, porque a gente tem uma saudade eterna. A gente se uniu enquanto família para continuar e proporcionar oportunidade para outras crianças, de poderem fazer um curso, de ter acesso a arte — declara a mãe de Roberto, Raquel Pirovano.