Um espaço para receber diferentes gerações e possibilitar que uma aprenda com a outra. Esta será a Escola de Gerações, lançada nesta segunda-feira (31) pela prefeitura de Passo Fundo.
Inicialmente, cinco oficinas estão previstas para serem ministradas pelos usuários da Coordenadoria de Atenção ao Idoso e alunos da rede municipal. Serão aulas de tecnologia, dadas pelos alunos, e de culinária e confecção de brinquedos, ensinadas pelos idosos.
As oficinas ministradas pelos alunos ocorrerão no prédio da Escola das Profissões, e as oferecidas pelos idosos, junto à coordenadoria. Veja quais os cursos previstos:
- 9 a 30/08: culinária gaúcha – para alunos do Ensino Fundamental anos finais
- 14/08 a 04/09: confecções de brinquedos – para crianças de 6 a 9 anos
- 15 a 29/08: descortinando as emoções – para crianças de 6 a 9 anos
- A partir de agosto: tecnologias e redes sociais – para participantes da Coordenadoria de Atenção ao Idoso
- A partir de setembro: Oficina Maker – para participantes da Coordenadoria de Atenção ao Idoso
Intercâmbio geracional
Os temas foram definidos em contato com os grupos, como explica o secretário de educação Adriano Canabarro:
— A ideia é que a cidade possa ir construindo sua dimensão pedagógica entre aqueles que não são educadores e, assim, fazer um intercâmbio intergeracional, fundamental em uma cidade que quer ser mais inclusiva e cidadã.
Segundo a coordenadora do Idoso, Tânia Carraro, a ideia foi muito bem recebida pelos usuários, que se sentem valorizados e protagonistas das mudanças da cidade.
— Eles estão muito empolgados. Queremos resgatar as memórias e hábitos dos nossos avós, para mostrar para a nova geração como era antigamente e a infância dos nossos idosos.