Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (16), em Passo Fundo, a Escola Pública de Música Yamandu Costa. O evento de lançamento aconteceu no Parque da Gare, onde fica a sede da escola e contou com a presença do músico passo-fundense que dá nome a instituição, Yamandu Costa. Além do artista, estiveram presentes o prefeito Pedro Almeida, e de outras autoridades do município.
Uma apresentação musical comandada pelo maestro Rodrigo Ávila, instrutores e auxiliares técnicos da Escola abriu o evento que se seguiu de um discurso das pessoas presentes.
Yamandu ressaltou que mais importante do que querer formar novos músicos, o projeto tem como objetivo principal abrir o entendimento dos estudantes para a arte:
— A pessoa que tem acesso à cultura, lida com a vida de outra maneira. Desde cedo, desenvolve um caráter integro, sensível e isso que é importante. Vamos trabalhar para fornecer esse crescimento interno as crianças — declara o músico.
O prefeito Pedro Almeida afirma que o projeto vai complementar o ensino da escola regular. Segundo ele, que as atividades vão ser um elemento de transformação dentro da educação, uma ferramenta potente de transformação e criação de uma sociedade melhor.
— Queremos levar o acesso à música, contribuir com o desenvolvimento integral dos alunos e realizar sonhos — afirmou o prefeito, que também é músico.
Idealizado em setembro de 2022, o projeto vai oferecer a alunos, do sexto ao nono ano, de 32 escolas da Rede Municipal de Ensino, a possibilidade de trabalhar instrumentos de cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro.
As aulas estão previstas para iniciar no próximo mês e serão ministradas em quatro colégios de diferentes regiões da cidade (chamadas de quadrantes) que receberam salas de música e os instrumentos: EMEFs Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Salton. Todas vão estar conectadas à Escola Pública de Música, que foi erguida no Parque da Gare, no centro da cidade, com recursos do município. Os alunos que se destacarem serão selecionados para um aprimoramento das técnicas na sede da Escola. Elas irão compor grupos e conservatórios.
Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a iniciativa faz do município um espaço de formação pedagógica e humana.
— A Educação não se faz somente com a escolarização. Essa ação é muito poderosa dentro do conceito de Cidade Educadora, que se preocupa com uma formação integral da sua população — pontuou.
A expectativa é atender em um primeiro momento aproximadamente 400 pessoas. Todas serão orientadas por professores e auxiliares que irão até as escolas durante o ano.
Os estudantes interessados devem se inscrever direto pelo link gg.gg/epyminscricao