Um projeto realizado com a parceria entre uma empresa de impacto social e escolas municipais de Passo Fundo busca qualificar a aprendizagem de estudantes dos 6º e 7º anos do ensino fundamental e, consequentemente, os profissionais do futuro em um ambiente empresarial.
Desde o início do ano, o projeto "Se Liga na Fazenda", da empresa Naação - Impacto Social, já teve a participação de aproximadamente 900 alunos de quatro escolas municipais da cidade: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Coronel Lolico, Emef Senador Pasqualini, Emef Cohab Secchi e Emef Notre Dame. A iniciativa da empresa também visa oferecer experiências para alunos da rede estadual de educação no futuro.
A ideia do projeto é retirar os alunos da sala de aula para adquirir novos conhecimentos, na prática, com a produção agrícola da empresa Sementes Butiá, localizada em uma fazenda, em Coxilha. A partir da visitação, os alunos são desafiados a desenvolver um projeto voltado ao agronegócio e ao meio ambiente para aplicação em suas casas ou na própria escola. Os alunos serão divididos em grupos de cinco pessoas.
— Eles passaram por todas as etapas de funcionamento da fazenda, desde o sistema de plantio nas lavouras, a compreensão do processo de sementes nos laboratórios até a tecnologia de ponta com os maquinários. Agora, o segundo passo é a construção dos projetos, que irão concorrer entre as escolas e, posteriormente, os quatro melhores projetos, um de cada escola, concorrem como o melhor projeto desta edição — explica a sócia-proprietária da Naação - Impacto Social, Vanessa Ilha.
As escolas foram selecionadas pela empresa e a Secretaria Municipal de Educação, após a visitação de 25 professores de diferentes escolas à empresa, em fevereiro deste ano. A partir da escolha, as quatro escolas selecionadas puderam levar seus estudantes para fazer a visitação, que ocorreu no fim de maio e no início deste mês. Agora, Vanessa explica que a missão é de desenvolver projetos, que serão avaliados.
— Neste segundo momento, será feito um concurso com cada escola selecionada. Eles poderão fazer projetos com sementeira, coleta de água, plantio. Isso é definido pelos alunos junto com o professor. Assim, elegeremos o melhor projeto de cada escola e haverá a premiação para o grupo vencedor de cada escola. Em outubro, vamos escolher o melhor projeto entre os quatro de cada escola — revela.
Para o sócio-proprietário da Naação, André Boeira, o projeto proporciona aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho, em um momento fundamental de aprendizado, para pensar no futuro profissional.
— Essas ações possibilitam a oportunidade de se aproximar com o mercado de trabalho, aplicação de conhecimento de sala de aula na prática e, principalmente, a construção de pensamento crítico em relação ao segmento do agronegócio — pontua.
A escolha do melhor projeto será feita na 3ª edição do Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT) de Passo Fundo.
Formação qualificada
De acordo com o secretário municipal de Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, o projeto possui relevância na formação das crianças e adolescentes.
— Esse movimento permite que se amplie a visão de mundo dos estudantes, abre novas perspectivas sobre a importância da ciência, da inovação e da tecnologia, movimento que a rede municipal de ensino tem feito nos últimos anos. Sobretudo, representa uma ação legítima de cidade educadora — pontua.
Segundo o secretário, essa ação faz parte de cerca de 30 atividades realizadas em parceria da SME com empresas ou pessoas físicas.
— Também temos projetos em parceria na área da tecnologia da informação, de sustentabilidade, artes, esportes. O caminho é sempre o mesmo, o contato direto com a secretaria pra que possamos contribuir na abordagem às escolas — completa Teixeira.
Impacto social
A Naação é uma empresa de Passo Fundo que desenvolve palestras, imersões, programa de impacto territorial (PIT) por meio de um elo entre o setor privado e o setor público. Além do Se Liga na Fazenda, a empresa também atua com projetos de impacto social voltados às áreas de empreendedorismo, saúde, educação e esporte.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: