Os preparativos para o Natal Ecológico do Boqueirão Legal seguem a todo vapor em Passo Fundo, no norte gaúcho. A abertura da 16ª edição do evento acontece em 24 de novembro e a programação segue até 6 de janeiro. A montagem do espaço deve ser finalizada até a próxima semana.
A iniciativa é conhecida por decorar os canteiros centrais da Avenida Brasil, no bairro Boqueirão, com enfeites reciclados.
Neste ano, o evento contará com 29 empresas associadas que, além do valor anual de um salário mínimo, também contribuem com a associação através do trabalho voluntário recolhendo garrafas pet para a confecção dos adereços.
A presidente do Natal Ecológico do Boqueirão Legal, Claudia Vicentini, ressalta que nenhum enfeite ou estrutura dos anos anteriores é jogado fora.
— Já realizamos o evento há 16 anos. O nosso pinheiro de Natal grande já tem 17 anos, por exemplo. Neste ano nós refizemos a estrutura dele, lavamos todos os enfeites e pintamos. Nada é colocado fora, tudo é reaproveitado — explica.
As novidades deste ano incluem enfeites de pet iluminados e um letreiro do Natal Ecológico, como afirma Claudia.
A programação da abertura inicia às 17h com apresentações, seguida da abertura oficial com a palavra das autoridades e a chegada do Papai Noel às 20h, com distribuição de balas para as crianças.
O objetivo é ultrapassar os mais de 60 mil visitantes que passearam entre os ambientes com enfeites reciclados no ano passado. O evento é gratuito e contará com passeios de Maria-Fumaça e distribuição de erva-mate e água quente.
— Estamos vivendo a era da tecnologia. O nosso Natal vem para lembrar que o que realmente faz a diferença é o ser humano. Nós temos necessidade desse contato entre as pessoas, de conversar, porque se perdeu muito isso. De tomar um chimarrão, e até por isso que nós disponibilizamos na praça a erva-mate e a água quente, para as pessoas reaprenderem o simples da vida. E eu vejo que isso acontece no nosso Natal — disse.
A programação é organizada semanalmente e pode ser conferida através do Instagram do evento (@boqueiraolegal). Além disso, o Boqueirão Legal está aberto para receber grupos e interessados em se apresentar no Natal Ecológico.