Por Manoela Saldanha, diretora do Fleming Ensino Médio
Desde 2022, a comunidade educativa tem acompanhado de perto a implantação do Novo Ensino Médio (NEM), com a expectativa de sua efetiva adoção até 2024. Mas essa iniciativa tem gerado um intenso debate. Enquanto alguns ressaltam sua importância para alinhar o currículo às demandas contemporâneas e interesses dos jovens, outros educadores mostram preocupação com a ampliação das desigualdades entre o ensino público e o privado.
Nesse contexto, o Ministério da Educação (MEC) submeteu 11 proposições de reestruturação do NEM por meio de consulta pública. Dentre as propostas, algumas merecem destaque, como o aumento das horas na formação geral básica, a não admissão de ensino remoto na formação comum e a aguardada reformulação do Enem.
Para além do debate, é preciso enxergar essa etapa final da educação básica como fundamental à vida
É essencial destacar que o NEM oferece perspectivas interessantes para uma conexão acadêmica com a realidade por meio das disciplinas eletivas, nas quais o estudante tem a chance de explorar temas como engenharia dos motores, desafios do agronegócio e o futuro dos tratamentos médicos. Essas possibilidades de criação e aquisição de conhecimentos permitem à escola oferecer disciplinas eletivas que promovam aprendizados relevantes.
Outro ponto positivo é a inclusão obrigatória do Projeto de Vida dos estudantes, que oferece a oportunidade de planejar o futuro. O projeto visa a desenvolver habilidades de gestão e organização em diferentes aspectos da vida. Mas é imprescindível contar com profissionais especializados em psicologia e orientação educacional para estabelecer um programa que atenda às necessidades da comunidade escolar.
Para além do debate, é preciso enxergar essa etapa final da educação básica como fundamental à vida. Nesse período, os jovens enfrentam escolhas difíceis e complexas sobre seu futuro profissional e sua atuação como cidadãos.
A presença de educadores qualificados e atuantes, aliada a uma proposta pedagógica sólida centrada no aluno, viabiliza um ensino de qualidade que prepara para os conhecimentos e para as próximas etapas da vida. O NEM, quando bem estruturado e acompanhado, pode ser uma ferramenta potente para transformar a educação brasileira e preparar os estudantes para os desafios do futuro.