Por Vera Lúcia Deboni, presidente da Ajuris
Há uma comemoração especial a ser feita nesse domingo, 8 de dezembro: celebrar o Dia da Justiça. É o reconhecimento não apenas ao trabalho dos magistrados brasileiros, que exercem constitucionalmente a tarefa de "fazer justiça", mas também a todos os operadores do nosso sistema judicial. Na missão de julgar, trabalhamos ao lado de integrantes do Ministério Público, de defensores públicos, de advogados, sempre apoiados por servidores do Poder Judiciário, por isso a importância de dividir com todos as alegrias dessa data.
Talvez em poucos momentos da nossa vida republicana a Justiça tenha sido tão acionada como no presente para cumprir o seu papel no sistema de freios e contrapesos que rege o relacionamento dos três poderes em nossa nação. Vivemos dias de disputas ideológicas acirradas que tentam influenciar, talvez mais do que o necessário, o comportamento social e o relacionamento interpessoal. Cabe à Justiça, quando chamada, intermediar essas situações e zelar pela harmonia social, embora nem todos reconheçam e valorizem essa tarefa, mas sejam igualmente atingidos pelos bons resultados que se alcança quando a justiça é feita e os ânimos serenados.
A figura da deusa grega Têmis vendada se tornou o símbolo da justiça por personificar um de seus maiores valores, a imparcialidade. Mas ao longo da minha vida como magistrada, e na convivência associativa com colegas, aprendi que ela precisa e deve olhar para garantir os direitos da sociedade. Entendi que ao sentarmos na cadeira de um juiz em qualquer comarca para tratar de assuntos delicados como assegurar o atendimento médico, a partilha de um bem ou a segurança de uma família ameaçada pela violência, precisamos tirar a venda e enxergar nos olhos a quem servimos: o cidadão brasileiro.
O Poder Judiciário deve ser saudado em seu papel institucional como um dos pilares da democracia, como o esteio do Estado de Direito, como poder fundamental para garantir o funcionamento da República, mas nada é mais nobre para o trabalho de um juiz do que exercer a missão de garantir o exercício da cidadania de cada brasileiro.
Feliz Dia da Justiça para todos nós.