Por Eduardo Freire, prefeito de Palmeira das Missões e candidato à presidência da Famurs
O objetivo principal de todos os gestores públicos, em especial dos prefeitos e vice-prefeitos, é de impactar positivamente a vida das pessoas, através da boa gestão. Como prefeito, líder e gestor, faço da administração pública o meu objetivo de vida.
Ter a oportunidade de me tornar presidente da Federação que representa todos os municípios de nosso Estado é encarado por mim como a real possibilidade de criar instrumentos que facilitem a gestão pública e a efetivação de uma voz forte em defesa das causas municipalistas.
Pretendo administrar a entidade com austeridade, otimizando recursos e valorizando o seu corpo técnico, a exemplo da atual administração, que tem na liderança o colega Prefeito Antonio Cettolin.
A "Casa dos Municípios" deve ser protagonista com relação às demandas de interesse de todas as gestões municipais.
Temos que trabalhar de maneira firme e forte, auxiliando na busca de estratégias orçamentárias que possibilitem resolver o problema dos atrasos na área de saúde que afetam a todos os municípios.
Precisamos estar presentes na discussão de um novo pacto federativo, buscando a inversão da pirâmide que hoje é injusta e praticamente impossibilita os gestores municipais de médios e pequenos municípios de realizarem qualquer tipo de investimentos com recursos próprios.
É essencial a criação de um departamento para atendimento a pequenos municípios que sofrem com demandas peculiares, faltando suporte para fazer o seu devido enfrentamento.
Também é de suma importância a abertura de um canal de diálogo franco com os Órgãos de Controle como o Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, melhorando a relação com os Prefeitos e possibilitando maior tranquilidade para administrar.
Portanto consideramos que chegou a hora dos prefeitos assumirem o protagonismo. Chegou o momento de ter uma voz forte. Eis a minha missão como futuro presidente da Famurs.