Por Alcenir Dalmago, prefeito de Gentil e candidato à presidência da Famurs
A vida acontece nos municípios. Frase simples e já batida, mas que expressa bem a grandiosidade de uma entidade como a Famurs. Nenhuma outra representa nossos 497 municípios com tamanha relevância. Presidi-la é uma responsabilidade que exige experiência, preparação e dedicação.
Após quase três décadas de vivência partidária e política – sempre defendendo o legado de nossos grandes líderes, a bandeira do trabalhismo e do PDT –, tendo sido vereador, vice-prefeito e, por duas vezes, prefeito, senti na prática as dificuldades e desafios da gestão municipal.
Também trabalhei na Secretaria Estadual de Esportes e na Assembleia Legislativa, o que me permitiu conhecer nosso Estado e fortaleceu em mim a importância do planejamento e do diálogo como ferramentas para a construção de políticas públicas eficazes.
Por tudo isso, me sinto realmente preparado. De forma conciliadora e respeitando os prefeitos, vice-prefeitos e o que já vem sendo realizado de forma positiva, queremos – e uso o plural por que vamos trabalhar coletivamente – progredir em pautas que impactam no dia a dia dos municípios.
Uma delas, por exemplo, é defender a integridade e fortalecer a imagem do gestor municipal. Também teremos ações especiais voltadas à questão dos acessos asfálticos, aos vice-prefeitos, às mulheres e à descentralização das atividades da Famurs. Outro ponto será a busca de linhas especiais de crédito para investir na aquisição de áreas para distritos industriais, gerando empregos e renda.
A entidade deve nortear a luta pelo ajuste no pacto federativo, pela Lei Kandir, pela correção e atualização no repasse de recursos em saúde, educação e outras áreas, pela qualificação e modernização da gestão.
A Famurs precisa ter a força das nossas comunidades, se posicionando com coragem, respeito e união, mas sem jamais abrir mão do protagonismo dos municípios.