Por Giovani Amestoy, prefeito de Caçapava do Sul e candidato à presidência da Famurs
Recebemos de nosso povo uma das missões mais honrosas que a vida pode nos agraciar, cuja população depositou em nós o que há de mais sagrado no direito social e naquilo que acreditamos como forma de sociedade, o voto. Nossos conterrâneos nos confiaram seus destinos, presente e futuro, para que administrássemos o local onde verdadeiramente as coisas acontecem, onde o serviço público é prestado e o imposto é gerado, o município.
Municípios esses que vivem uma crise financeira avassaladora, que nos impossibilita de conseguirmos dar tudo aquilo que planejamos e sonhamos. Apenas 17% de tudo que é arrecadado fica para os municípios, e somos obrigados a realizar peregrinações longas em Brasília na busca de pequenas migalhas do Governo Federal que é o grande detentor dos recursos públicos, sem falar dos repasses em atraso e das responsabilidades cada vez mais atribuídas aos municípios.
Dentre as propostas do nosso plano de governo estão: cobrança do pagamento dos recursos atrasados para os municípios; isenção de ICM e I.P.I de impostos e taxas federais e estaduais para aquisição de maquinário de obras e veículos; luta pelo Pacto Federativo; Corresponsabilização dos agentes públicos na gestão; dentre outros solicitados durante nossa visita aos municípios ao longo desta campanha.
Temos a sorte de contar com entidades que nos ajudam e que nos representam junto aos demais entes federados, como a Famurs, que tem a força de falar pelos 497 municípios do Estado. Entidade tradicional, forte e respeitada. Quero, juntamente com todos os colegas que administram seus municípios, fortalecer ainda mais essa entidade, aumentando o suporte técnico aos municípios, ofertando cursos de qualificação (regionalizados) para todos os agentes que atuam nos municípios para, assim, podermos prestar um serviço público ainda melhor. Vamos juntos retomar a força dos municípios, ampliando o diálogo com o Estado e com a União, contribuindo com ideias e cobrando o que nos é de direito!