Por Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte e secretária do Conselho Editorial da RBS
Uma das contribuições que um meio de comunicação pode dar a uma comunidade é conseguir mobilizar o público, as autoridades, os responsáveis, por uma grande causa. A mídia, seja uma emissora de TV ou rádio, um site, um jornal, é como um alto-falante na praça que alerta para algo importante (a metáfora não é por acaso. Assim, o fundador da RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, iniciou sua carreira em Passo Fundo).
Isso se dá de diferentes formas. Alguns exemplos, que ainda podem estar na memória de muitos, são a campanha dos Monstrinhos, de combate à violência contra as crianças, ou Crack nem Pensar. Chamamos internamente esse tipo de iniciativa de “bandeiras”. E temos muitos outros exemplos: um dos mais recentes foi o movimento Unidos pela Vacina, ou, em outra mobilização que segue valendo, a duplicação da BR-116, que ainda não está concluída. Ou, ainda, um espaço mais visível para alguns temas, como o da inovação, do empreendedorismo e da economia como um todo, como fazemos com iniciativas como o South Summit, o Instituto Caldeira ou o Pacto Alegre. Mas também ocorre pontualmente, como um grande chamado para que a população aplaudisse os profissionais de saúde durante a pandemia, no horário do RBS Notícias do dia 12 de março passado, iniciativa que se propagou de forma positiva e foi encampada por muitas entidades.
A capacidade de chamar seus públicos em defesa de temas relevantes para a sociedade gaúcha é uma das realizações que nos dão mais satisfação. É uma forma objetiva de contribuir para que haja uma união em torno de algo importante para a comunidade. Na reunião da semana passada do Conselho Editorial, esse tema foi abordado: o que deveríamos fazer de “bandeira” em 2023? Muitas ideias surgiram para serem desenvolvidas no ano que vem, sempre com o compromisso deste Conselho e da empresa de fazer jornalismo, esporte e entretenimento que conectem os gaúchos e contribuam para uma vida melhor.
Se você tiver uma sugestão de bandeira para a RBS, escreva para o e-mail abaixo:
contatoconselhoeditorial@gruporbs.com.br.