Dois garimpeiros encontraram na terça-feira (21) o fóssil de um bebê de mamute lanoso congelado no permafrost do noroeste do Canadá. Esse é o primeiro achado deste tipo na América do Norte. As informações são da BBC.
Segundo a emissora CBC News, um dos garimpeiros chamou seu chefe para examinar algo que havia sido atingido por sua escavadeira e que estava oculto na lama. Quando os dois inspecionaram o objeto, encontraram o pequeno mamute congelado.
Os pesquisadores acreditam que o fóssil tenha mais de 30 mil anos. O governo de Yukon comparou essa descoberta com outra feita na Rússia em 2007. Na época, foi encontrado um bebê mamute no permafrost siberiano. O animal datava de 42 mil anos atrás.
De acordo com os especialistas, o fóssil do Canadá tem o mesmo tamanho do encontrado na Sibéria. Além disso, o governo canadense informou que esse é "o mamute mumificado mais completo encontrado na América do Norte e apenas o segundo achado no mundo".
A mais recente descoberta foi batizada de Nun cho ga, que na língua Han, falada pelos nativos da região, significa "grande bebê animal". De acordo com os paleontólogos, o fóssil é de uma fêmea.
Em 1948, pesquisadores encontraram restos parciais de um filhote de mamute em uma mina de ouro do Alasca. Até hoje, não conseguiram localizar todas partes.