Ao menos 30 pessoas morreram em um atentado contra uma mesquita xiita de Peshawar, noroeste do Paquistão, durante a oração desta sexta-feira (4), informaram fontes médicas.
— Posso confirmar que ao menos 30 pessoas morreram e 56 estão feridas — declarou Muhamad Asim Khan, porta-voz do hospital Lady Reading de Peshawar.
A mesquita fica em uma rua estreita do bairro de Kosha Risaldar, perto do histórico bazar de Qissa Khwani. A explosão aconteceu poucos minutos antes do início da oração desta sexta-feira.
— Estava do lado de fora da mesquita quando vi um homem que atirou contra dois policiais, antes de entrar na mesquita. Poucos segundos mais tarde, ouvi uma grande explosão — declarou à AFP Zahid Khan.
Shiraz Ali, morador de Peshawar, disse que seguia para o local de oração quando viu "um homem vestido de preto atirando contra um policial e depois entrar na mesquita".
Peshawar, a 50 quilômetros da fronteira com o Afeganistão, foi cenário de atentados diários durante a primeira metade da década de 2010, mas nos últimos anos a segurança melhorou consideravelmente.