Centenas de adolescentes libertadas na terça-feira após serem feitas de reféns durante quatro dias no noroeste da Nigéria encontrarão suas famílias nesta quarta-feira (3) à tarde, informaram as autoridades locais.
"Vamos levar as meninas de volta para sua escola em Jangebe nesta tarde, onde serão entregues aos seus pais", disse à AFP o ministro da Educação do estado de Zamfara, Ibrahim Abdullahi.
Na sexta-feira, 279 meninas foram sequestradas por homens armados nos dormitórios de sua escola em Jangebe, estado de Zamfara.
Libertadas após as negociações entre os sequestradores e as autoridades locais, as meninas chegaram na terça-feira aos escritórios do governo de Zamfara na capital do estado, Gusau.
"Acreditamos que é mais seguro que os pais encontrem as filhas na escola ao invés de vir para Gusau", acrescentou Abdullahi, acrescentando que as meninas realizaram um exame médico.
Este foi o quarto sequestro em massa de estudantes em menos de três meses no noroeste da Nigéria, onde os grupos criminosos se dedicam há mais de uma década a sequestros de extorsão e ao roubo de gado em grande escala.
Zamfara é a fortaleza de muitos desses grupos e as autoridades locais estão há mais de um ano negociando acordos de anistia em troca da entrega de suas armas.
* AFP