Entre agosto e o início de setembro as 50 primeiras casas de R$ 110 mil que serão destinadas a um total de 500 famílias desabrigadas pela enchente no Rio Grande do Sul deverão ser entregues. A cidade de Muçum, no Vale do Taquari, receberá as residências.
A informação foi anunciada na tarde de sábado (3), junto com o lançamento oficial do primeiro modelo das moradias. Já a lista completa de cidades beneficiadas será divulgada posteriormente. A apresentação ocorreu em dois eventos simultâneos, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, e São Paulo, este último contando com a presença do governador Eduardo Leite.
A ação é realizada em uma parceria entre o Movimento União BR, entidade especializada em criar hubs de emergência para desastres climáticos, junto com a Steelcorp e o Instituto Leroy Merlin Obramax. Em uma iniciativa que contou com doações milionárias, as residências terão em torno de 44 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia.
— Com a ajuda dos parceiros, já vamos entregar com acabamento, revestimento, louças, eletrodomésticos e vamos continuar buscando parceiros para entregar com o máximo de mobiliário possível. As casas serão construídas com a técnica de light steel frame, (...) mais ágil e sustentável para a construção de residências — afirma Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR.
A execução das estruturas será feita em uma fábrica temporária que está sendo montada no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, e a mão de obra virá do Instituto Mulheres em Construção. No local, também serão realizadas capacitações com os profissionais.
Os terrenos para a instalação serão definidos pelo governo do Estado, e a indicação das famílias também passará pelo poder público, a partir de cadastros da assistência social. De fácil montagem, as casas possuem tecnologia de ponta e podem ser construídas em 10 dias.
— O nosso intuito é deixar um legado para o RS na área da habitação. O Movimento está atuando em reformas de escolas, na área da Educação, e com carretas de saúde no bairro Sarandi. Outro pilar é este da moradia, na fase da reconstrução. (...) Estamos no RS desde setembro de 2023, nas enchentes — explica Vitor Brandão, liderança regional do Movimento União BR no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Ulbra, a fábrica será instalada em dois galpões já existentes dentro do campus, que estavam sendo utilizados como depósito de materiais e equipamentos.
— A Ulbra tem muito orgulho de participar deste projeto com esse grupo fantástico de parceiros. Nossa instituição deu lar temporário aos desabrigados ao acolher cerca de oito mil pessoas durante as enchentes de maio. E agora participa deste projeto que dará um lar permanente a essas famílias — afirma Jackson Trindade, superintendente Comercial da Ulbra.
Empresas, entidades e pessoas que já se comprometeram a participar da campanha
Itaú, Itaúsa, Steelcorp, Leroy Merlin, Instituto Leroy Merlin Obramax, Gerdau, Neymar Jr, Instituto Helda Gerdau, Banco Safra, Regenera RS, Vakinha, Brazil Foundation, Brazil Soul Found, Siemens, Latam, FSB, C6 Bank, Grant Thornton, Suvinil, Eliane, Astra, Japi, Instituto Conceição Moura, Agência Multicase, Esmaltec, N.ideias, Febraban, Vedacit, Vibra, Esportes da Sorte, Fundação Amor Horizontal, VNP Advogados, Fabio Cury, Instituto Oliva, Instituto PHI, Movimento Bem Maior, Instituto da Criança, Parque Caracol, Grupo Iter, Mirolog, Instituto Mulheres em Construção, Brewing Hope for RS e Hops Company.