Contribuições milionárias de empresas e instituições como Itaúsa e Vibra vão permitir ao Movimento União BR construir 500 casas, com promessa de entrega em três meses no Rio Grande do Sul. Ao custo de R$ 110 mil cada uma, as moradias terão 44 metros quadrados e dois dormitórios.
Atuar na reconstrução já estava no radar do movimento, que se apresenta como "maior hub de emergências da América Latina", desde o início de maio, quando sua citação constante nas doações de grandes empresas ao Estado chamou atenção da coluna.
As casas chegarão ao Estado em módulos, que terão acabamento feito em fábrica temporária no campus da Ulbra. O governo do Estado vai escolher e doar os terrenos, além de indicar as famílias beneficiadas, que serão definidas pelos municípios a partir de cadastros coordenados pela assistência social.
Um dos objetivos é contratar e capacitar mulheres que estão morando em abrigos, ou seja, o projeto também vai gerar renda. As casas serão erguidas com rapidez graças à tecnologia steel frame (moldura de aço, em tradução literal), que não usa tijolos nem concreto. A estrutura de aço é revestida com placas prontas para receber pintura e revestimento. Além de rápido, o método tem menor impacto ambiental: não gera resíduos e consome muito menos água.
A Steelcorp Academy fará a formação das pessoas, a Ulbra cede o espaço para as aulas e a ONG Mulheres em Construção faz seleção e acompanhamento das participantes. Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR, afirma que o projeto foi pensando em um ciclo completo de boas práticas de governança, sociais e ambientais (ESG).
— Vamos entregar uma casa sustentável, gerar emprego e capacitação para os desabrigados e fornecer moradia digna para essas pessoas que perderam suas casas — afirma.
Faz parte do projeto a exposição de protótipos das residências no estacionamento da loja Leroy Merlin de São Leopoldo, e na da Marginal Tietê, até para atrair mais doadores. Já se comprometeram Itaú Unibanco, Leroy Merlin, Itaúsa /Instituto Itaúsa, Vibra, Vedacit, Instituto Leroy Merlin Obramax, Siemens, Astra, Latam, Japi, Eliane, Biacongres e Instituto Oliva.
O Movimento União BR atua no Estado desde setembro de 2023. Arrecadou quase R$ 40 milhões, com a ajuda de cerca de uma centena de empresas e entidades. Enviou cerca de 3 milhões de itens para 90 cidades, entre refeições desidratadas com fácil armazenamento e específicas para serem usadas em tragédias, kits de higiene pessoal e de limpeza, filtros purificadores de água com capacidade de 10 mil litros por dia, cobertores, barracas, colchões, água, cestas básicas, camas, calçados, itens pessoais gás e vitaminas. Também garante estrutura para abrigos, como instalação de banheiros e cozinhas e auxiliando na abertura de novos espaços definitivos e entregando carretas de saúde e totens de telemedicina.
*Colaborou João Pedro Cecchini