Cinco casas prontas de 54 metros quadrados serão doadas a afetados pela enchente no Rio Grande do Sul pela empresa paranaense Espaço Smart. As residências serão instaladas em terrenos de propriedade das famílias beneficiadas e podem ser entregues em até 30 dias. Duas das cinco moradias vão ajudar moradores de Estrela, afirma a empresa.
O método de construção troca materiais tradicionais, como cimento, areia e tijolos, por aço galvanizado. Segundo o CEO da Espaço Smart, Rubens Campos, a técnica permite entrega mais rápida e sustentável, reduzindo em 90% o consumo de água.
Em Sapucaia do Sul, a empresa oferecerá cursos gratuitos de capacitação para preparar pessoas a montar casas modulares construídas a seco, como as cinco doadas. Os imóveis custam a partir de R$ 55,5 mil e variam entre 34 metros quadrados e 78 metros quadrados. Quem adquire recebe um manual de montagem, possibilitando que os próprios proprietários atuem na construção.
— Estamos empenhados em oferecer à comunidade uma solução eficaz, rápida e de alta qualidade para reconstrução das edificações que foram afetadas na enchente no Rio Grande do Sul — afirma Campos.
Outra iniciativa para facilitar a substituição de moradias destruídas pelo dilúvio de maio é da gaúcha Modutech, de Esteio. A empresa reduziu os preços de casas modulares para famílias atingidas. Tem capacidade de entregar até cem residências em 90 dias. As moradias saem de fábrica prontas, com vida útil de até cem anos. Têm entre 14m² e 27m² e são vendidas a partir de R$ 42 mil.
*Colaborou João Pedro Cecchini