Será apresentado oficialmente no sábado (3) o primeiro modelo das casas de R$ 110 mil e 44 metros quadrados que serão doadas a desabrigados pela enchente.
O projeto é uma iniciativa do Movimento União BR, entidade especializada em criar hubs de emergência para desastres climáticos, em parceria com a Steelcorp e o Instituto Leroy Merlin Obramax.
Já está certo que as casas serão entregues com todos os acabamentos, louças de banheiro e eletrodomésticos. Ainda será feito um esforço extra para o restante do mobiliário.
A indicação das famílias beneficiadas será feita pelas prefeituras, a partir do cadastro das necessidades nas áreas locais de assistência social. O governo do Estado vai alinhar com os municípios a escolha e doação dos terrenos onde as casas serão localizadas.
Haverá dois eventos: um em São Paulo, com o governador Eduardo Leite, o CEO da SteelCorp, Roberto Justus, mais representantes do Movimento União BR e outros parceiros e outro na unidade da Leroy Merlin de São Leopoldo.
A construção é da SteelCorp, com a técnica light steel frame. Será instalada uma fábrica temporária no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para acelerar o acabamento. O Instituto Mulheres em Construção vai capacitar a mão de obra para a montagem das unidades.
Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR, afirma que a entidade é focada em deixar legado:
— Já atuávamos no RS desde setembro de 2023 e continuamos auxiliando na nova enchente. Além da ajuda emergencial, continuamos até entregar o máximo possível, para que as pessoas voltem a ter uma vida normal.
Os recursos para a produção das casas vieram de doações milionárias para o Estado encaminhadas ao Movimento União BR. Foram cerca de R$ 40 milhões de cerca de cem empresas e entidades. O hub fez parceria com 40 ONGs locais e 30 cozinhas solidárias e coletivos, além da Defesa Civil.
Saiba quais são alguns dos doadores
Itaú, Itaúsa, Steelcorp, Leroy Merlin, Instituto Leroy Merlin Obramax, Gerdau, Neymar Jr, Instituto Helda Gerdau, Banco Safra, Regenera RS, Vakinha, Brazil Foundation, Brazil Soul Found, Siemens, Latam, FSB, C6 Bank, Grant Thornton, Suvinil, Eliane, Astra, Japi, Instituto Conceição Moura, Agência Multicase, Esmaltec, N.ideias, Febraban, Vedacit, Vibra, Esportes da Sorte, Fundação Amor Horizontal, VNP Advogados, Fabio Cury, Instituto Oliva, Instituto PHI, Movimento Bem Maior, Instituto da Criança, Parque Caracol, Grupo Iter, Mirolog, Instituto Mulheres em Construção, Brewing Hope for RS e Hops Company.
*Colaborou João Pedro Cecchini