O Rio Taquari voltou a expandir o seu leito sobre a localidade de Mariante, em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. A chuva que retornou ao Estado nos últimos dias renovou o cenário de inundação em partes da região, uma das mais castigadas no Vale do Rio Pardo em maio. Nesta terça-feira (18), além das marcas da enchente passada no asfalto, o verde das várzeas no entorno da RS-287 deu lugar ao tom marrom da água, que seguia com correnteza forte em direção à região metropolitana de Porto Alegre. A água vertia em alguns pontos de drenagem por baixo da pista.
Em razão da nova enchente, a prefeitura de Venâncio Aires teve de retirar 13 famílias da localidade de Itaipava das Flores. O Executivo municipal informa que algumas pessoas, por precaução, foram encaminhadas para o abrigo de Linha Mangueirão.
Por volta das 11h desta terça-feira, alguns imóveis localizados às margens da rodovia estavam parcialmente submersos no entorno do km 59 da RS-287, onde desvios foram construídos para contornar os pedaços da pista destruídos pela enchente de maio.
Mesmo com água espreitando a rodovia, o trânsito era tranquilo nesta terça-feira, sem registro de pontos de lentidão na área do Vale do Rio Pardo ou novos danos na pista asfaltada.
Estradas vicinais também registravam acúmulo de água em razão da força da chuva sobre vias de chão batido, usadas por moradores e comerciantes locais. Nesta terça-feira, a chuva deu uma trégua em boa parte do dia, com registro de sol e sensação de abafamento na região até a metade da tarde.