Durante visita a Venâncio Aires nesta terça-feira (11), o governador Eduardo Leite anunciou a construção de 72 moradias para famílias afetadas pela enchente no município. O anúncio foi feito durante a vistoria do terreno destinado ao projeto "A Casa É Sua – Calamidade". Inicialmente, estavam previstas 40 casas, mas o número foi ampliado devido ao espaço disponível no antigo Instituto Penal Mariante.
— A prefeitura já está contratando a demolição do que restou do instituto, além de parte da infraestrutura necessária, um investimento crucial do município. O governo do Estado contribuirá para garantir moradias confortáveis e adequadas, especialmente para a Vila Mariante, gravemente afetada pela enchente — afirmou Leite.
Essa iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, focado na reconstrução, adaptação e resiliência climática, para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais das enchentes históricas.
O governador, acompanhado dos secretários Carlos Gomes (Habitação e Regularização Fundiária), Raquel Teixeira (Educação), Juvir Costella (Logística e Transportes), Izabel Matte (Obras Públicas) e Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), visitou a Escola Estadual Adelina Isabela Konzen, que está recebendo alunos da Escola Mariante, danificada pela enchente. Leite falou à comunidade escolar sobre a intenção de reformar o ginásio esportivo, atendendo a uma antiga reivindicação de pais e alunos.
A visita terminou na Vila Mariante, onde o governador percorreu as áreas afetadas pela cheia do Rio Taquari e conversou com moradores e comerciantes.