Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, na manhã desta terça-feira (18), o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, falou sobre o trabalho desenvolvido no município, que está sofrendo com constantes episódios de cheia do Rio Caí. Somente no ano passado, o fenômeno ocorreu nove vezes, segundo o prefeito.
— A gente já fica calejado de tanta (enchente). No ano passado, nós pegamos nove enchentes, para vocês terem uma noção. Então, dessas nove, eu digo que cada enchente a gente aprende um pouco mais. Quando a gente acha que sabe tudo, vem uma próxima e nos ensina que a gente tem que aprender um pouco mais — afirmou.
Atualmente, 1, 1 mil pessoas estão desalojadas e 180 desabrigadas. Na última segunda-feira (17), 33 moradores foram resgatados. Segundo o prefeito esse número de resgates é pouco, pois a administração municipal emite alertas sobre as possíveis cheias há mais de dois dias:
— Mas já estamos com todos organizados, independente se vai vir o volume de água ou não, até propriamente pra quando começar a baixar, as pessoas retornarem e a gente voltar à vida normal.
Zanatta também cita o desafio de reativar a cidade após enchente de maio, visto que os órgãos pararam para atender à população atingida, sobretudo os ribeirinhos:
— A nossa preocupação é não perder vidas, acima de tudo é isso, né? Então, graças a Deus, não tivemos nenhum ferido, nenhum óbito dessa vez e da melhor forma possível estamos conseguindo atender à nossa comunidade.