A Defesa Civil do Estado emitiu, neste domingo (16), uma série de boletins alertando a população de áreas com históricos de inundações e alagamentos para que estejam atentas para o risco de enchentes. Os avisos valem desde o começo da noite do domingo e ficam em vigor por 24 horas, exceto se houver atualizações de emergência.
Conforme a previsão do tempo, há possibilidade de chuva forte em quase todo o Estado. Nas regiões de Uruguaiana, Campanha e Litoral Sul, pode ser leve. Em outras regiões, incluindo Porto Alegre, Metropolitana, Serra e Vale do Taquari, a chuva deve ser frequente e pode ter forte intensidade em alguns momentos.
"Fique atento aos níveis elevados. Se você mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações, procure sair com antecedência das áreas de risco e fique em local seguro. Informe-se sobre medidas de prevenção junto à Prefeitura da sua cidade: como agir, rotas de fuga, locais de abrigo", define o alerta para a bacia do Rio do Sinos, principalmente a partir do município de Taquara.
Nível elevado no Taquari, Caí e Cadeia
Para a bacia do Rio Taquari, a Defesa Civil destaca a necessidade de atenção aos níveis elevados. O alerta também aponta a antecipação na busca por ambiente seguro, diante da verificação do risco de enchente. O mesmo vale para medidas de prevenção entre moradores de áreas com histórico na bacia do Rio Caí e comunidades banhadas pelo Rio Cadeia.
Vendaval e descargas elétricas no RS
Os avisos do órgão estadual também pedem atenção a eventos de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas para todos as regiões, com validade até a manhã desta segunda (17). Para quaisquer casos de emergência, canais prioritários para pedidos de informação e socorro são o 190 e 193.
"Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município", aconselha, a nota de alerta.