Pessoas acima do seis meses de idade já podem receber a vacina da gripe no RS. A ampliação do público foi anunciada na semana passada pelo Ministério da Saúde e passa a valer a partir desta terça-feira (7) no Estado.
De acordo com Eliese Denardi Cesar, chefe da Seção de Imunizações da Divisão da Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria de da Saúde (SES), cada município faz a sua organização de vacinação conforme a sua disponibilidade de doses.
No RS, 336 das 497 cidades estão em estado de calamidade pela chuva que atinge o Estado. Diante desse cenário, segundo Roberta Vanacor, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Cevs, o município deve avaliar a possibilidade de vacinação extra nos abrigos temporários, onde está localizada a população.
A ampliação é realizada com doses remanescentes do público prioritário. No Estado, o público prioritário foi estimado em cerca de 5 milhões de pessoas. Segundo o painel do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul lidera a cobertura vacinal, tendo vacinado 35,83% do grupo prioritário formado por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas vivendo em terras indígenas.
A Secretaria de Saúde do RS não iniciou a divulgação ampla das vacinações para não sobrecarregar as unidades de saúde que estão com falta de profissionais, atingidos pelas enchentes. Além disso, muitos profissionais estão sendo direcionados para atender em abrigos para desalojados. A campanha de vacinação iniciará em breve, focando, principalmente, desabrigados da enchente.