Correção: o endereço da Farmácia Solidária de Canoas é Avenida Santos Ferreira, 1655, e não Avenida Santos Ferreira, 1855, como informado entre 13h23min de terça-feira (7) e 11h10min desta quarta-feira (8). O texto já foi corrigido.
Além de roupas, comida, produtos de higiene e limpeza, alguns abrigos espalhados pelo Estado também precisam de medicamentos e outros materiais como gaze e esparadrapo, por exemplo. Esses mantimentos são importantes para cuidar tanto de condições pré-existentes dos desalojados, quanto de novos problemas de saúde causados pelos últimos episódios.
GZH separou uma lista de locais que estão aceitando doações de medicamentos. Contudo, segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Luciana Mello de Oliveira, é necessário cuidar as condições dos remédios doados.
— Esse medicamento precisa estar em boas condições de uso. Ou seja, tem que estar dentro da validade e tem que ter sido armazenado de maneira correta. Além disso, recomendo que as pessoas se informem sobre o que cada local está precisando. Como a generosidade é tanta, alguns abrigos podem ficar com excesso de medicamentos — pontua.
Confira onde doar medicamentos no RS
Secretaria Estadual de Saúde (SES)
A SES recebe doações apenas de organizações não governamentais (ONGs), laboratórios farmacêuticos, distribuidoras de medicamentos e municípios. Os interessados devem enviar um e-mail para doacoes-medicamentos@saude.rs.gov.br, especificando tipo de medicamento, quantidade, apresentação, lote e validade. A SES avalia a necessidade da doação, para evitar desperdícios, e indica o local de entrega. Mais informações sobre o processo estão disponíveis online.
Formulário de doações
Em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entidades médicas e farmacêuticas elaboraram um formulário para auxiliar na doação e triagem de medicamentos aos abrigos. Os itens mais solicitados são material de curativo, luva, máscara para voluntários, soro de reidratação e água, além de medicamentos para leptospirose, antibióticos, antitérmico, entre outros.
Há duas opções no formulário: doar ou solicitar algum medicamento. Após preencher os dados, informando os medicamentos disponíveis ou solicitados, voluntários da Faculdade de Farmácia da UFRGS entram em contato para indicar onde doar ou retirar a medicação, conforme a necessidade informada.
— Se tu é um médico ou farmacêutico que está lá no abrigo, que precisa insulina, hidroclotia, seja o que for, que tu precisa, tu entra ali no link, te identifica e isso vai diretamente para a Faculdade de Farmácia vai ser feito a dispensação — explicou Gerson Junqueira Jr, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), uma das instituições que apoia a iniciativa ao lado da Associação de Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Afargs), do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRFRS), Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers).
Link do formulário: bit.ly/medicamentoabrigo
Prefeitura de Porto Alegre
Os medicamentos são destinados para todos os abrigos da Capital, que recebem desalojados dos bairros de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba e das ilhas, por exemplo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os itens mais necessários no momento são gaze, luvas, esparadrapo, soro fisiológico, repelentes, fraldas para adultos e crianças.
- Endereços: Auditório do Centro de Saúde IAPI – Rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia; e Equipe de Patrimônio da SMS – Rua Santana, 175, prédio 6 – Farroupilha
- Horário de atendimento: das 8h às 18h, em ambos os locais
- Quem pode doar: qualquer pessoa ou empresa
Prefeitura de Canoas
A cidade localizada na Região Metropolitana é uma das mais afetadas pelas cheias nos últimos dias, com grande número de desalojados. A Secretaria de Saúde afirma que ainda não há falta de medicamentos no município, mas defende que toda ajuda é bem-vinda.
- Endereço: Farmácia Solidária – Avenida Santos Ferreira, 1655 – Nossa Senhora das Graças
- Horário de atendimento: das 8h às 17h
- Quem pode doar: qualquer pessoa ou empresa
Prefeitura de São Leopoldo
O município do Vale do Sinos também foi bastante afetado e conta com vários abrigos. Segundo a prefeitura, todo tipo de medicamento é necessário. Segundo a prefeitura do município, os abrigos precisam de insumos como glicose 5%, cloreto de potássio, bolsas de colostomia, loperamida, plasil e até cortador de comprimidos, entre outros.
- Endereço: Base SAMU de São Leopoldo – Avenida Oitavo Bc, 207-239 – Fião
- Horário de atendimento: 24 horas
- Quem pode doar: qualquer pessoa ou empresa
Prefeitura de Lajeado
Localizado no Vale do Taquari, o município funciona como uma das bases logísticas montadas pelo governo do RS e é responsável por atender comunidades próximas que estão isoladas.
- Endereço: Centro de Saúde do Montanha – Rua João Sebastiany, 1312 – Montanha
- Horário de atendimento: 7h30min às 18h
- Quem pode doar: qualquer pessoa ou empresa
Prefeitura de Estrela
Também no Vale do Taquari, o município precisa de itens como máscaras descartáveis, soro fisiológico, algodão, termômetro, esparadrapo, seringas de 10ml e 20ml, álcool líquido e em gel. Além disso, também há necessidade de medicamentos como tramadol, insulina, dipirona e paracetamol, entre outros.
- Endereço: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Rua Treze de Maio, 378 – Centro
- Horário de atendimento: 8h às 17h
- Quem pode doar: qualquer pessoa ou empresa
Prefeitura de Santa Cruz do Sul
A cidade, localizada no Vale do Rio Pardo, também funciona como centro logístico para apoio aos municípios próximos afetados. É possível doar medicamentos para dois lugares diferentes em Santa Cruz do Sul e, segundo a prefeitura, toda doação é válida.
- Endereços: Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest – Rua Galvão Costa, 755 – Centro; e Centro de Distribuição no Ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – Avenida Independência, 2293, Bloco 41 – Universitário
- Horário de atendimento: na Oktorbest, das 8h às 18h, e na Unisc, 24 horas
- Quem pode doar: qualquer pessoa ou empresa
Prefeitura de Pelotas
A secretária de Saúde, Roberta Paganini, diz que são aceitas doações de medicamentos. No entanto, apenas por laboratórios e profissionais de saúde que recebem amostra grátis em seus consultórios. Doação de medicamentos da população não são aceitos.
- Endereços: Farmácia Municipal, na rua Professor Araújo, 2016
- Horário de atendimento: das 08h às 16h45min
- Quem pode doar: Laboratórios e profissionais de saúde que recebem amostra grátis em seus consultórios.
Outros municípios podem indicar contatos para doação de medicamentos e itens de saúde. Envie mensagem para rosangela.monteiro@zerohora.com.br indicando endereço, horário de atendimento e quem pode doar.
*Produção: Yasmim Girardi