A partir de domingo (5), três bases logísticas serão montadas em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Santa Maria. Com capacidade de operação aérea, esses locais devem atender principalmente comunidades que estão isoladas.
Conforme o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, nessas bases haverá armazenamento de alimentos essenciais, água e medicamentos que serão distribuídos por helicópteros para esses locais. A medida foi tomada para atender comunidades em que as ações de resgate já são menos urgentes.
— São regiões que já tiveram esse momento mais dramático e precisam receber esse cuidado e apoio do governo do Estado — disse.
Conforme Gabriel Souza, a ajuda não deve impactar no resgate em outras regiões mais críticas, que seguem sendo prioritárias. No entanto, aeronaves de carga, entre elas uma da Marinha, serão destinadas para o Interior.
Sobre combustível, o governo afirma que ainda há estoque para ações de resgate nos próximos dias, mas que preocupa a situação do alagamento no aeroporto Salgado Filho, onde opera o posto de abastecimento do Batalhão de Aviação da Brigada Militar.