A publicação no Diário Oficial da União do edital de seleção simplificada para a contratação da empresa responsável pela construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, no Vale do Taquari, ocorreu nesta segunda-feira (27). A estrutura irá substituir a de ferro que foi levada pela enxurrada.
O governo federal já confirmou o recurso de R$ 6,7 milhões para a construção da travessia. A ponte de ferro foi derrubada pelas águas durante a enchente deste mês.
A empresa vencedora terá o prazo de cem dias para entregar a obra, que terá base de concreto, com duas vias, o que permitirá o tráfego de caminhões.
A informação foi dada ainda no domingo (26) pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, junto ao chefe do Executivo de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, e do empresário Gustavo Bozetti, integrante do Movimento “Amigos do Vale – Juntos pela Ponte”. A empresa vencedora será conhecida na sexta-feira (31).
A passarela flutuante improvisada entre Lajeado e Arroio do Meio ainda não foi reinstalada pelo Exército. A estrutura havia sido levada pela correnteza durante chuvarada na semana passada. A travessia pela estrutura havia sido liberada no dia 15. Ela tentava suprir a falta da ponte da RS-130, que também foi levada pela correnteza do Forqueta. A passarela possibilitava que pedestres fossem de uma cidade para a outra sem precisar usar um barco.
A ponte da rodovia será construída pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que abriu edital para contratar empresa para elaborar e executar o projeto. O valor máximo é de R$ 14,2 milhões, com prazo de execução de seis meses.
Quase 700 pessoas seguem em abrigos no município
Cerca de 680 pessoas seguem acolhidas, nesta segunda-feira, em seis abrigos da prefeitura de Lajeado. As famílias estão abrigadas no Parque do Imigrante, no Centro Esportivo Municipal (CEM) no São Cristóvão, no ginásio e na capela do bairro Conservas, no ginásio do bairro Carneiros e no ginásio da comunidade do bairro Universitário.