Os voluntários que trabalham no município de Canoas, na Região Metropolitana, se dividem entre cuidar dos humanos desabrigados por conta das enchentes e para garantir que os pets tenham um lar neste momento de caos. Muitos locais no município são exclusivamente destinados a cães que foram resgatados das águas e estão separados de seus tutores.
No Campus da Ulbra, por exemplo, existe um espaço destinado exclusivamente aos cuidados com os animais. A universidade cedeu o local, mas não é a responsável pela manutenção dos três galpões que estão repletos de cães. Segundo os organizadores, o número já ultrapassa os 900 cachorros.
Para manter o local, no entanto, é necessário contar com a ajuda da população. Muitas doações chegam até o local, mas como não se tem noção de quanto tempo o espaço estará aberto, os voluntários pedem o maior número possível de donativos.
Rações, casinhas, toldos, entre outras necessidades, podem ser vistas e atendidas através do canal @caesresgatadoscanoas no Instagram. Por ali, também, é possível ver fotos dos bichinhos que esperam voltar aos seus donos.
Durante todo o dia, milhares de pessoas se dirigem até o local no objetivo de encontrarem seus animais de estimação.
— As pessoas estão vindo e a gente pede para que elas caminhem pelos galpões a procura dos seus animais. Mais de 20 já foram resgatados pelos seus donos. Tivemos muitos encontros emocionantes — disse Mari, uma das voluntárias.