Tutores de cães e organizações não governamentais de proteção animal estão promovendo neste domingo (28) protestos simultâneos em memória do golden retriever Joca, que faleceu na última segunda-feira (22) após ser erroneamente encaminhado para um destino diferente de seu tutor pela companhia aérea Gol. As informações são do portal g1.
As manifestações ocorrem simultaneamente nos aeroportos de Porto Alegre, Caxias do Sul, Brasília e São Paulo — no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, onde a morte foi registrada e no Aeroporto de Congonhas. Em todos os atos, as ONGs e donos de animais levaram seus pets para protestar contra a falta de segurança nos voos no Brasil para o transporte de animais.
No Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, um dos cartazes dos manifestantes diz: "Não somos bagagem, somos da família". Já em Caxias do Sul, no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, os animais receberam uma bandana, na çor preta, com a frase “Justiça pelo Joca”.
Em Brasília, a manifestação se concentrou em frente ao guichê da Gol. Em Guarulhos, a família do engenheiro João Fantazzini Júnior, tutor de Joca, é esperada no ato desta manhã.
As organizações de proteção animal pedem que as autoridades brasileiras revisem as regulamentações de transporte de animais de estimação no país e apliquem punições rigorosas às empresas que infringirem as leis de proteção animal.
Entenda o caso
Na segunda, o tutor de Joca, João Fantazzini, deixou o cachorro no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O destino do golden retriever era para Sinop, no Mato Grosso, mas ele acabou sendo transportado para Fortaleza, no Ceará.
"Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos para reencontrar o Joca. A Gol lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a dor do seu tutor", disse a companhia aérea.
Pelas redes sociais, Fantazinni responsabilizou a Gol pela fatalidade.
"Você é o amor da minha vida, desculpe por qualquer coisa. Eles precisam pagar. Mataram meu filho. Você me ensinou o que é um amor verdadeiro, o que é empatia e o verdadeiro significado de parceira e amor! Minha saudade vai ser diária!", afirmou o tutor do golden retriever.
Após o incidente, a Gol suspendeu o serviço de transporte de cães e gatos por 30 dias. A companhia aérea informou que está fazendo uma sindicância interna para apurar a morte do cachorro.