Os atos decorrentes da morte do cão Joca também mobilizaram moradores de Caxias do Sul. Na manhã deste domingo (28), um grupo com cerca de 70 tutores e cães de raças diversas se reuniram em frente ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani.
A concentração começou às 10h e seguiu por uma hora. Os tutores comparecem ao local vestindo roupas pretas. Já os animais receberam uma bandana, na mesma cor, com a frase “Justiça pelo Joca”. A ação foi organizada pela entidade Golden Retriever Serra Gaúcha.
Conforme a presidente do grupo, Marcela Modena, 42 anos, o ato simbólico foi aberto a tutores de todas as raças de cão. O grupo busca despertar na comunidade o debate sobre como os animais são tratados em viagens áreas.
— É preciso dar uma condição boa para nossos animais durante os voos. O porão não é o local adequado para transportar cães. Entendemos que os animais deveriam ser transportados dentro da cabine, com o tutor. Mas para isso, é necessário adaptar os espaços para os pets de grande porte — argumenta.
Presente na ação, a tutora do golden retriever Bento e da shih tzu Nina, Manuela Santarem, 22, conta que se sentiu impelida em participar do ato pois têm os animais como parte da sua família.
— Eles [os pets] não são objetos para serem transportados com as malas. Nós precisamos lutar pela vida deles, pois são nossos companheiros e, para muitas pessoas, são como filhos.
No final do ato, o grupo se reuniu para um registro coletivo e pediram novamente por justiça pelo cão Joca e melhores condições para todos os animais durante os voos.