Seis dias após a tempestade registrada na última terça-feira (16), ainda há pelo menos 14,1 mil pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a atualização divulgada pouco antes das 19h desta segunda-feira (22), 7,1 mil clientes seguem sem luz na área da CEEE Equatorial. Antes era 8,3 mil. Já a RGE informou por volta das 22h que 7 mil clientes seguiam sem fornecimento. Às 18h, eram 8 mil.
Nesta segunda-feira, a CEEE Equatorial voltou a esticar o prazo e prometeu a conclusão dos trabalhos para esta terça-feira. De acordo com o presidente da empresa, Riberto Barbanera, podem ocorrer transtornos que limitam o trabalho das equipes, o que justificaria as mudanças de datas previstas para restabelecimento completo do serviço.
O presidente ressaltou que o número de clientes sem luz compreende também os que estão com a energia em meia fase.
Área da RGE
No pico do temporal, na madrugada de terça para quarta-feira, 714 mil clientes ficaram sem energia elétrica. Com o trabalho das equipes da RGE, já foi possível normalizar o fornecimento para 707 mil clientes (99%).
O boletim da RGE afirma que os pontos sem energia elétrica estão principalmente concentrados na Região Metropolitana. A concessionária reforça que segue trabalhando para normalizar o serviço. De acordo com a empresa, a maioria dos serviços que resta a ser feito é de grande complexidade devido ao volume de resíduos de vegetação e objetos sobre a rede. Os danos na rede elétrica foram provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.
Perguntas frequentes de clientes
O que fazer quando a falta de luz persiste, mesmo depois que a CEEE Equatorial emite aviso por SMS de que o fornecimento foi restabelecido?
Um SMS é enviado quando a energia é restabelecida para um bloco de clientes de determinada região, explicou Barbanera. Se o SMS for enviado e a energia não tiver voltado, é provável que houve algum problema pontual na residência do cliente e a CEEE recomenda que o afetado entre em contato para que as equipes realizem esse atendimento pontual.
Por que muitas vezes o fornecimento volta por um período e depois falha novamente?
A tempestade deixou pontos de instabilidade, então galhos e outdoors, por exemplo, ainda podem cair, disse o presidente da CEEE.
— Com esse tipo de coisas nós ainda vamos conviver ao longo da próxima semana, em situações que a gente entende ser de bem menor porte — lamentou Barbanera.
Como solicitar ressarcimentos de prejuízos causados pela falta de energia?
Pessoas que tiveram prejuízos decorrentes da falta de luz, como eletrodomésticos danificados e alimentos estragados na geladeira, podem entrar em contato com a CEEE Equatorial para solicitar ressarcimento. Segundo Barbanera, a empresa aumentou o número de pessoas trabalhando na equipe que atende esses casos para dar mais agilidade ao processo neste momento de contingência.
— Estamos orientando os clientes a entrarem com o pedido do que eles perderam e essa análise é feita caso a caso aqui — explica o presidente da CEEE.
Como entrar em contato com a CEEE Equatorial?
- Pelos telefones: 0800-721-2333 e (51) 3382-5500
- Por SMS: 27307
Como contatar a RGE
- SMS: Envie mensagem com o SEU CÓDIGO (número que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- WhatsApp: (51) 99955-0002
- Site
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800-970-0900.