A CEEE Equatorial está em fase final de restabelecimento da energia elétrica em Porto Alegre, afirmou o presidente da companhia, Riberto Barbanera, em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (21). A previsão é de que o fornecimento volte para praticamente todos os locais até a manhã desta segunda-feira (22).
A empresa está finalizando o religamento em blocos de carga regionais e, posteriormente, vai trabalhar individualmente nas cerca de 1.500 unidades pontuais que notificaram a falta de luz.
— Temos uma expectativa de amanhecer na segunda-feira já com praticamente toda essa crise debelada — disse Barbanera.
No momento, são 27 mil unidades consumidoras sem luz, 5% do total de locais que ficaram sem fornecimento após a tempestade da última terça-feira (16). Segundo a companhia, os bairros com mais pontos sem luz são Jardim Itu Sabará (2.457 clientes), Centro (1.821), Passo das Pedras (1.583) e Farrapos (1.334).
A partir de agora, o número de locais sem energia no município deve cair mais lentamente, já que as equipes trabalhando no serviço vão começar a resolver os problemas caso a caso, explicou Barbanera. São 2.500 funcionários trabalhando na contingência, organizados em 700 equipes (entre elas, 150 são de fora do Estado e foram chamadas especialmente para a operação).
— Depois de ter atendido todas as priorizações e também grandes blocos de carga, entramos no momento de atendimento de poucos clientes por atividade, então estamos quase naquele atendimento que é uma equipe se deslocando para determinado local para atender um cliente — explicou Barbanera.
Para solucionar os problemas individualmente, as equipes fazem varreduras em cada bairro. Nesse processo, elas não só atendem os clientes que já notificaram a falta de energia, como também resolvem outros problemas que forem detectados durante a passagem pelos locais.
No sábado (20), 94.270 clientes entraram em contato com a CEEE Equatorial para notificar que estavam com problemas no fornecimento de energia, 528% acima da média diária da empresa, de 15 mil chamados, afirmou Barbanera.
Na quarta-feira (17), dia seguinte à tempestade que causou os transtornos, a companhia chegou a registrar 240.766 solicitações desse tipo.
Barbanera destacou que a empresa está trabalhando para aumentar o número de funcionários e desenvolver estratégias para evitar que problemas com esta intensidade ocorram novamente, além de investir na renovação da rede elétrica da cidade.
Perguntas frequentes de clientes
O que fazer quando a falta de luz persiste, mesmo depois que a CEEE Equatorial emite aviso por SMS de que o fornecimento foi restabelecido?
Um SMS é enviado quando a energia é restabelecida para um bloco de clientes de determinada região, explicou Barbanera. Se o SMS for enviado e a energia não tiver voltado, é provável que houve algum problema pontual na residência do cliente e a CEEE recomenda que o afetado entre em contato para que as equipes realizem esse atendimento pontual.
Por que muitas vezes o fornecimento volta por um período e depois falha novamente?
A tempestade deixou pontos de instabilidade, então galhos e outdoors, por exemplo, ainda podem cair, disse o presidente da CEEE.
— Com esse tipo de coisas nós ainda vamos conviver ao longo da próxima semana, em situações que a gente entende ser de bem menor porte — lamentou Barbanera.
Como solicitar ressarcimentos de prejuízos causados pela falta de energia?
Pessoas que tiveram prejuízos decorrentes da falta de luz, como eletrodomésticos danificados e alimentos estragados na geladeira, podem entrar em contato com a CEEE Equatorial para solicitar ressarcimento. Segundo Barbanera, a empresa aumentou o número de pessoas trabalhando na equipe que atende esses casos para dar mais agilidade ao processo neste momento de contingência.
— Estamos orientando os clientes a entrarem com o pedido do que eles perderam e essa análise é feita caso a caso aqui — explica o presidente da CEEE.
Como entrar em contato com a CEEE Equatorial?
- Pelos telefones: 0800-721-2333 e (51) 3382-5500
- Por SMS: 27307