Ficou para a terça-feira (23) a previsão para o restabelecimento total de energia elétrica na área de concessão da CEEE Equatorial no Rio Grande do Sul. A estimativa é do presidente da concessionária, Riberto Barbanera, divulgada em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (22), na sede da empresa, na zona norte da Capital. O levantamento mais recente apontava que ainda existem 7,1 mil clientes sem luz.
— Em uma nova previsão, é para que amanhã, no amanhecer do dia, tenhamos praticamente todos os clientes afetados, porém, pode existir reincidência. Certeza eu não posso dar — disse Barbanera.
Segundo o presidente, podem ocorrer transtornos que limitam o trabalho das equipes, o que justificaria as mudanças de datas previstas para restabelecimento completo do serviço.
— Inicialmente, tínhamos o prazo do fim de semana. Por que não conseguimos? Quando iniciamos o trabalho, olhamos para a quantidade de ocorrências, para o tempo médio dos serviços, e fazemos uma previsão. Acontece que os dias começam a passar e acontecem imprevistos não gerenciáveis. Ontem (domingo, 21) de manhã, um avião de pulverização bateu em uma linha de transmissão e rompeu uma rede de alta tensão, deixando 20 mil clientes sem energia. Isso jamais estaria no nosso planejamento, e as equipes das regiões estavam para cá (na Capital) para ajudar na recomposição. E isso interfere — argumentou.
O presidente ressaltou que o número de mais de 8 mil clientes sem luz compreende também os que estão com a energia em meia fase.
Porto Alegre ainda tem ruas e avenidas com árvores caídas, postes e fios soltos. As podas de árvores próximas a redes de alta tensão são de responsabilidade da concessionária. Conforme Barbanera, somente em 2023, a CEEE Equatorial já realizou 25 mil podas na sua área de concessão. De acordo com o presidente, a empresa está recebendo relatórios da EPTC, informando os pontos com problemas, e realizando os serviços nesses locais. Não há como estimar prazo para encerrar toda a limpeza, já que depende da demanda que chega da prefeitura.
Questionado sobre medidas adotadas para agilizar o ressarcimento a quem teve perdas materiais em decorrência da falta de energia elétrica, Barbanera afirmou que será analisado caso a caso. Recentemente, o presidente afirmou que a concessionária reduziria a burocracia para esses pedidos:
— Se hoje precisa de três orçamentos para o processo de ressarcimento, talvez nós aceitemos com um só. Vamos analisar caso a caso. Quem sabe priorizar as geladeiras, que é um item muito importante na casa das pessoas.