A tragédia da boate Kiss completa 11 anos neste sábado (27). Familiares das vítimas realizaram manifestações durante a madrugada em Santa Maria em memória a cada um dos 242 jovens mortos no incêndio. Houve caminhada e um ato simbólico no horário que começou o incêndio, em 27 de janeiro de 2013.
Ainda no fim da noite de sexta-feira (26), teve início uma caminhada desde a Praça Saldanha Marinho, onde está montada a tenda para vigília, até o prédio onde funcionava a boate, na Rua dos Andradas, na área central da cidade. O grupo usava máscaras brancas, as quais foram fixadas na parede do prédio. Flores e itens pessoais, como calçados, também foram colocados em frente ao local.
A partir das 2h30min do sábado, houve a leitura dos nomes de todas as vítimas, além do badalo de sinos. Desde o início da semana, há cavaletes na cor preta em frente ao local do incêndio com frases como "Eu não sou apenas um número". As manifestações são organizadas por entidades como o Coletivo Kiss: Que não se repita e a Associação de Vítimas da Tragédia de Santa Maria.
Após a anulação do primeiro júri, os quatro réus respondem em liberdade. Um novo julgamento está marcado para 26 de fevereiro, em Porto Alegre.
*Com Luana Martins, da RBS TV.